Região

Município oficializa pedido para receber veículo para inspeção sanitária

Publicado em: 13 de fevereiro de 2017 às 13:58 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 12:17
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Assessoria da Prefeitura/Aline Haag
    compartilhe essa matéria

    Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação deve ceder um carro para Sinimbu

    O município de Sinimbu oficializou o pedido para receber um veículo para a inspeção sanitária de produtos de origem animal. A solicitação foi feita mediante ofício para a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, na presença da diretora executiva do Cisvale – Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo -, Lea Vargas, e o chefe da divisão da Inspeção Sanitária no Estado, Vilar Gewehr.

    Vilar explicou que a adesão do município ao Susaf – Sistema Unificado Estadual, de Sanidade Agroindustrial Familiar – é o primeiro passo para que a inspeção sanitária funcione de fato no município. “O Susaf é uma tentativa de reconhecimento do serviço de inspeção municipal. Sabemos das dificuldades dos municípios. Com essa adesão, o serviço funcionará efetivamente”, esclarece. “Todos os municípios que aderem a ele, aumentam sua produção de produtos de origem animal”, completa.

    Segundo Lea, o objetivo do Cisvale é auxiliar Sinimbu para se habilitar no Susaf e ser o segundo na região a integrar o sistema. “Sinimbu tem toda a equivalência para isso. Hoje, apenas Venâncio Aires faz parte desse sistema na região do Cisvale”, revela.

    O chefe da Inspeção Sanitária no Estado pontuou ainda que acredita nos consórcios, devido ao apoio que eles podem dar aos municípios integrantes. “Agora, o município tem que conversar com a veterinária para que ela, se for o caso, faça a habilitação necessária para esse serviço e esteja por dentro de como deve agir. O mesmo vale para o frigorífico já existente. Precisa se adequar ao que é necessário, se for o caso”, explica.

    A prefeita Sandra Backes assinou o ofício solicitando a cedência de um veículo. “Temos muito interesse em nos adequar a tudo isso. Temos um frigorífico no município que também já mostrou interesse, pois através desse sistema de inspeção, ele será habilitado a vender sua produção dentro e fora do município, conforme a legislação”, ressalta. “Precisamos dar toda assistência e também exigir a forma correta dos procedimentos. Através do sistema de inspeção sanitária municipal, agroindústrias e todos que trabalham com produtos de origem animal serão beneficiados”, completa.

    Depois de receber o veículo, o município terá 12 meses para se adequar as normas do Susaf. Também estiveram presentes na reunião o assessor da Secretaria de Agricultura de Sinimbu, Cesar Zietzke; secretário de Administração e Finanças e Planejamento, Carlos Backes Filho; e o assessor jurídico Fernando Pritsch.

    Entenda

    A ideia de Sinimbu aprimorar o serviço de inspeção sanitária e receber um veículo surgiu em uma das reuniões do Cisvale, realizada no dia 20 de janeiro. Na data, o Cisvale recebeu sete veículos para a inspeção sanitária municipal e Sinimbu se manifestou interessado em um deles.

    Uma nova reunião, na semana passada, definiu que Sinimbu seria sede no grupo de municípios formado com Herveiras e Gramado Xavier. Na mesma data, a prefeita Sandra Backes reiterou o pedido para receber um dos veículos recebidos pelo Cisvale em janeiro.

    Na sexta-feira, Lea e Vilar vieram para Sinimbu apresentar a oportunidade de o município solicitar esse veículo diretamente para a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação. O ofício foi assinado na oportunidade e encaminhado junto com a solicitação do presidente do Cisvale, Giovane Wickert.