Região

Santa Cruz registra queda de 30% no número de infrações

Publicado em: 13 de janeiro de 2017 às 07:38 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 11:40
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz
  • Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    As principais autuações são dirigir falando ao celular e excesso de velocidade

    Os números referentes a 2016 ainda não estão fechados, mas aponta para uma expressiva redução no número de multas aplicadas nos últimos 12 meses em Santa Cruz do Sul. A informação é do secretário municipal de Transportes e Serviços Públicos, Gérson Vargas. As autuações correspondem às mais diversas infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dentre elas dirigir falando ao celular, estacionar de modo irregular em vaga destinada a deficientes físicos e idosos e excesso de velocidade.

    De janeiro a dezembro de 2015 foram aplicadas 12.084 multas por infrações detectadas pelos azuizinhos e pelo radar móvel. Já de janeiro a novembro de 2016 foram 8.863. A queda nos números, que chega na casa dos 30%, segundo o secretário, pode ser em parte atribuída a intensificação das ações de educação no trânsito. No ano passado foram realizadas 24 blitzes educativas – em 2015 foram 9 -,  especialmente em frente a escolas, creches, Praça Getúlio Vargas e locais de grande fluxo. “Nosso foco é sempre o de orientar as pessoas para que dirijam com responsabilidade. Multar é sempre o último recurso”, observou. 

    As ações de orientação envolvem fiscais de trânsito em parceria com voluntários da ONG Trânsito Vida. Nessas ocasiões, além da conversa e do alerta aos motoristas, também são distribuídos materiais informativos. Estacionamento em fila dupla, crianças pequenas no assento da frente e ausência de cinto de segurança estão entre as ocorrências mais comuns verificadas em frente aos estabelecimentos de ensino.