Entidades tradicionalistas abrilhantaram Festival Internacional La Falda Danza 2024, entre 6 e 10 de novembro
A beleza da dança gaúcha extrapola fronteiras e encanta por onde passa. E propicia experiências inesquecíveis a quem se dedica a essa arte. O PTG Porteira de Herveiras, da 5ª Região Tradicionalista, viveu momento ímpar ao participar do Festival Internacional La Falda Danza 2024, na Argentina, entre os dias 6 e 10 de novembro.
Guiados pelo professor Alan Rodrigues e sua esposa Camila, apoiados pela coordenação e patronagem, os integrantes da invernada adulta do PTG levaram a cultura gaúcha a um festival internacional, ao lado dos grupos CTG Filastro Brum, de Barros Cassal, da 14ª Região Tradicionalista, e CTG Caminho dos Pampas, de Tio Hugo, da 7ª Região Tradicionalista.
Após uma longa jornada de mais de três mil quilômetros, o grupo mostrou, em cada apresentação, o orgulho de suas tradições, frisou Camila. “A participação no festival ampliou os horizontes dos dançarinos e fortaleceu o amor pelo legado cultural gaúcho, deixando na Argentina a marca vibrante de um povo apaixonado pela sua história”, considera ela.
Segundo Camila, foi a primeira turnê internacional desses CTGs e para 98% dos integrantes a primeira viagem internacional. Participaram da viagem 46 pessoas, 36 dançarinos, patronagem e pais. Foram duas noites de gala, uma apresentação em uma escola e o desfile das delegações.
“Dançamos coreografias montadas pelo professor Alan, danças folclóricas tradicionais como o Tatu de Volta no meio, Anu, Tirana do lenço, Tatu de Castanholas, Valsa da mão trocada, Balaio, Caranguejo entre outras danças de salão usadas de integração no desfile”, descreveu.
O Festival Nacional de Folclore de La Falda, realizado na cidade de La Falda, na Argentina, é um dos principais eventos de folclore na América do Sul. Esse festival atrai grupos de dança e música tradicional de várias partes do continente, destacando-se como um ponto de encontro para a celebração e preservação da cultura latino-americana.
Embora existam outros festivais significativos de folclore na América do Sul, como o Festival de Cosquín (também na Argentina) e o Festival de Viña del Mar (no Chile), o Festival de La Falda é altamente valorizado pelo seu ambiente intimista e pela forte ênfase na tradição e na integração cultural, explica Camila. Ele desempenha um papel importante na promoção das tradições argentinas e tem grande reputação no cenário folclórico, sendo reconhecido entre os maiores eventos do gênero no continente.
Notícias relacionadas
Santa Cruz sedia Congresso Estadual das Academias de Letras
A programação do Congresso segue neste sábado (23), com entrada gratuita, no auditório do Sindibancários
Cantata de Natal será realizada neste sábado em Venâncio Aires
A programação é realizada pelo Coral São Martinho
Cerca de 500 idosos participam de confraternização em Linha Santa Cruz
O encontro reuniu 17 grupos de terceira idadedo município
Natal da FelizCidade começa neste domingo em Vera Cruz
O evento, que se estende até 23 de dezembro, promete trazer um mês repleto de atrações para celebrar na Capital das Gincanas