Quatro grupos apresentaram belas músicas que preservam a raiz da Cultura Germânica
O Dia da Criança na 38ª Oktoberfest foi marcado por diversas atividades para a garotada se divertir e aproveitar o feriado. Entre as atrações, o 5º Encontro de Corais Infantis reuniu quatro grupos que apresentaram belas músicas que preservam a raiz da Cultura Germânica.
Leia mais: Atrações voltadas para o Dia das Crianças marcaram a quinta-feira
As crianças da Caminhada das Lanternas, grupo vinculado ao Departamento de Cultura da Amorlisc, foram as primeiras a se apresentar. Os jovens cantores fizeram sua estreia no evento, e demonstraram todo o seu talento e amor pela cultura Germânica.
Em seguida os Jovens Cantores da Santo Inácio subiram ao palco. O grupo, que nasceu da necessidade de proporcionar aos pequenos a oportunidade de aprender a cantar e adicionar conhecimentos musicais, iniciou suas atividades em 2010 e tem como objetivo fazer da música uma forma de demonstrar que a letra escrita deve tocar as pessoas que a ouvem.
De acordo com o coordenador de Cultura e Folclore da 38ª Oktoberfest, Martin Goldmeyer, o Encontro de Corais Infanto Juvenil é um momento muito especial e emocionante, onde as crianças se preparam e se dedicam. “A tarefa de todo grupo é apresentar pelo menos uma música em alemão. Só isso já é uma manutenção da cultura, da tradição, mas é bonito ver o empenho dessas crianças, ver elas participando, se dedicando e a gente tem certeza que elas fazem o máximo de si”, disse.
O Coral Vozes do Anchieta também se apresentou no evento. O grupo iniciou suas atividades em junho de 2000, e desde então, proporciona aos alunos da Escola Anchieta a oportunidade de expressar a arte do canto, incentivando-os a ouvir, aprendendo assim as primeiras noções de afinação, até liberar toda sua energia em seu cantar.
Leia também: Culto Ecumênico dá espaço para a fé dentro da Oktoberfest
O presidente da 38°ª Okoberfest, João Goerck, acompanhou o evento e se emocionou durante as apresentações dos pequenos. “Foi lindo demais. A gente se emociona porque lembramos das nossas origens. É muito bonito ver essas criancinhas cantando em alemão, isso não tem preço, não tem palavra. A gente tá muito contente com a cultura sendo preservada na Festa da Alegria, então, se depender da minha pessoa, enquanto estiver na coordenação da Oktoberfest, isso será preservado”, salientou.
Para finalizar as apresentações, o Coral Municipal Infanto Juvenil de Vale do Sol, que iniciou suas atividades em abril de 2008, por iniciativa da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação e Cultura, subiu ao palco. O grupo tem por objetivo criar um espaço para incentivar o jovem a mostrar seu talento, incutindo nele o gosto pela música e canto coral. Visa também preparar novos cantores para o coral adulto, mantendo viva esta arte, marca cultural tão forte na região.
Notícias relacionadas

Coelho não põe ovo
Páscoa é renascimento e pensando bem poderia e deveria ser todo dia. Novas coisas para que apareçam na nossa vida requerem que velhas coisas sejam deixadas

Por Daniel Cruz

Segue aberto período de inscrição para o processo seletivo para Bombeiro Militar do CBMRS
Interessados devem atender aos requisitos definidos no edital; saiba quais são

Parque do Chimarrão recebe reforço na segurança para a Fenachim 2025
Câmeras de monitoramento foram instaladas em diversos pontos do local

Unicred Premium se destaca em Santa Cruz como referência em cooperativismo financeiro
Agência está localizada na Rua Júlio de Castilhos, número 60