Quatro grupos apresentaram belas músicas que preservam a raiz da Cultura Germânica
O Dia da Criança na 38ª Oktoberfest foi marcado por diversas atividades para a garotada se divertir e aproveitar o feriado. Entre as atrações, o 5º Encontro de Corais Infantis reuniu quatro grupos que apresentaram belas músicas que preservam a raiz da Cultura Germânica.
Leia mais: Atrações voltadas para o Dia das Crianças marcaram a quinta-feira
As crianças da Caminhada das Lanternas, grupo vinculado ao Departamento de Cultura da Amorlisc, foram as primeiras a se apresentar. Os jovens cantores fizeram sua estreia no evento, e demonstraram todo o seu talento e amor pela cultura Germânica.
Em seguida os Jovens Cantores da Santo Inácio subiram ao palco. O grupo, que nasceu da necessidade de proporcionar aos pequenos a oportunidade de aprender a cantar e adicionar conhecimentos musicais, iniciou suas atividades em 2010 e tem como objetivo fazer da música uma forma de demonstrar que a letra escrita deve tocar as pessoas que a ouvem.
De acordo com o coordenador de Cultura e Folclore da 38ª Oktoberfest, Martin Goldmeyer, o Encontro de Corais Infanto Juvenil é um momento muito especial e emocionante, onde as crianças se preparam e se dedicam. “A tarefa de todo grupo é apresentar pelo menos uma música em alemão. Só isso já é uma manutenção da cultura, da tradição, mas é bonito ver o empenho dessas crianças, ver elas participando, se dedicando e a gente tem certeza que elas fazem o máximo de si”, disse.
O Coral Vozes do Anchieta também se apresentou no evento. O grupo iniciou suas atividades em junho de 2000, e desde então, proporciona aos alunos da Escola Anchieta a oportunidade de expressar a arte do canto, incentivando-os a ouvir, aprendendo assim as primeiras noções de afinação, até liberar toda sua energia em seu cantar.
Leia também: Culto Ecumênico dá espaço para a fé dentro da Oktoberfest
O presidente da 38°ª Okoberfest, João Goerck, acompanhou o evento e se emocionou durante as apresentações dos pequenos. “Foi lindo demais. A gente se emociona porque lembramos das nossas origens. É muito bonito ver essas criancinhas cantando em alemão, isso não tem preço, não tem palavra. A gente tá muito contente com a cultura sendo preservada na Festa da Alegria, então, se depender da minha pessoa, enquanto estiver na coordenação da Oktoberfest, isso será preservado”, salientou.
Para finalizar as apresentações, o Coral Municipal Infanto Juvenil de Vale do Sol, que iniciou suas atividades em abril de 2008, por iniciativa da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação e Cultura, subiu ao palco. O grupo tem por objetivo criar um espaço para incentivar o jovem a mostrar seu talento, incutindo nele o gosto pela música e canto coral. Visa também preparar novos cantores para o coral adulto, mantendo viva esta arte, marca cultural tão forte na região.
Notícias relacionadas
Moradora de Candelária leva R$ 150 mil no Trilegal Tchê
Dalveni dividiu o prêmio principal com uma mulher de Rio Grande
Estudantes da Unisc realizam brechó em apoio à Copame e Aapecan
Atividade ocorre na próxima segunda-feira, no Centro de Convivência da Universidade
Super Feirão Zero Dívida inicia na segunda-feira
Meta é promover o acerto de contas para liberar o crédito para o fim de ano; atendimento será 100% virtual
Romaria ao Santuário de Schoenstatt reúne mais de mil fiéis em Santa Cruz
Caminhada ocorreu na manhã deste domingo