ATENÇÃO AO PRAZO

Recadastramento no Auxílio Reconstrução encerra nesta sexta-feira

Publicado em: 12 de setembro de 2024 às 17:03
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Prefeitura de Venâncio Aires/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Os venâncio-airenses atingidos podem encaminhar a solicitação por meio do site da Prefeitura

    Nesta sexta-feira (13), encerra o prazo para recadastramento no Auxílio Reconstrução. A ação deve ser feita por famílias que tiveram suas casas atingidas pela enchente de maio. A atualização dos dados de cadastros que aparecem com a nova modalidade “em pendência”, determinada na última análise pelo Governo Federal, pode ser realizada até às 12h.

    Os venâncio-airenses atingidos podem encaminhar a solicitação por meio do banner do programa municipal “Ajuda Venâncio – Gestão de Programas de Apoio às Vítimas da Calamidade” disponível no site da Prefeitura.

    No sistema municipal estão abertos os cadastros para atualização da composição familiar; o campo para inclusão do número da unidade de consumo da conta de energia elétrica; campo para inclusão das imagens e dos documentos que comprovam o endereço, podem ser inseridas contas de energia elétrica, contas de água da empresa Corsan, e telefone, como das operadoras Claro, Tim e Vivo, em nome de qualquer dos membros da família cadastrada.

    Após preencher os dados, é preciso clicar em concluir para o cadastro estar apto no sistema. O município cadastrou todas as regiões e endereços que têm direito ao recurso. O programa não possui nenhum corte ou limitação de renda, nem a necessidade de inscrição no CadÚnico, basta ter sido atingido pela enchente a ponto de sair de casa de forma temporária ou permanente.

    Para famílias que precisam de orientações ou de auxílio para a encaminhar o pedido, podem se dirigir até a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, ou até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro, ou CRAS bairro Battisti.

    Leia também

    Dados no Sistema:

    Até o momento, o sistema municipal conta com 5.768 cadastros válidos. Destes, 2.279 foram transmitidos; 788 foram retransmitidos; 323 estão em digitação; 65 em análise; 61 estão concluídos; 127 inconsistentes; 98 rejeitados; 230 revisados (em análise); 29 revisados (cancelados); e 358 revisados. Ainda, 77 famílias devem acessar a conta no Gov.br para confirmar os dados.

    Além destes, 1.410 cadastros estão com pendências ou em revisão, ou seja, ainda não informaram o código de instalação da conta de energia ou não completaram os dados da composição familiar. Esses precisam conferir os dados, anexar os comprovantes e concluir o cadastro novamente. Ainda, no sistema do governo federal constam 77 famílias já habilitadas, que devem acessar a conta no Gov.br para confirmar os dados.