EDUCAÇÃO

Emei Closs reinicia atividades na próxima semana em Venâncio Aires

Publicado em: 12 de setembro de 2024 às 07:22 Atualizado em: 12 de setembro de 2024 às 08:38
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Venâncio Aires
  • Espaço que abrigava o educandário foi fortemente atingido pela enchente de maio e, desde então, atendimento aos alunos foi reorganizado | Foto: Eduardo Wachholtz/Arquivo/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    A enchente de maio causou danos irreversíveis na estrutura do prédio

    Novos espaços, novo prédio, nova localização. É hora de reiniciar as atividades para a comunidade escolar da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Frederico Reinaldo Closs, de Venâncio Aires. Depois da dura realidade de mais uma enchente, em maio deste ano, desta vez com danos irreversíveis na estrutura do prédio, alunos, professores, pais e funcionários precisaram deixar a Emei Closs, que por 34 anos atendeu a comunidade junto ao Bairro União. Três meses e muito trabalho depois, a escola se prepara para a retomada das atividades na segunda-feira (16), em um prédio instalado junto ao Bairro Cruzeiro, totalmente reformado e personalizado para abrigar a escola. Já para o primeiro dia, conforme a diretora Anelise Heinen Böhm, 96 crianças são aguardadas para as atividades escolares.

    Com o antigo edifício interditado devido aos estragos, a escola se transferiu para um novo endereço, locado pela Prefeitura e está pronta para recomeçar suas atividades. O novo espaço, situado na Rufino Pereira, 2041, foi adaptado para atender às necessidades pedagógicas e de segurança dos alunos, oferecendo salas de aula, refeitórios, sanitários adaptados para crianças, cozinha, sala de direção, lavanderia, playground externo, áreas de atividades interna. Para conhecer todas essas novidades, as famílias estão sendo convidadas a visitaram a escola, na manhã deste sábado, entre 10 horas e 11h30min. “Queremos garantir que todos os pais se sintam confortáveis e bem informados sobre o novo ambiente onde seus filhos vão estudar. Essa visita, durante o sábado, é uma oportunidade para apresentar as melhorias feitas e para que as famílias possam se sentir parte desse novo começo e acompanhem a adaptação dos filhos”, destaca o secretário municipal de Educação, Emerson Elói Henrique.

    ACOLHIMENTO

    Em maio, durante a enchente, as 111 crianças matriculadas na Escola Closs precisaram ser remanejadas para outras escolas municipais ou ainda para escolas particulares, através da compra de vagas por parte da Prefeitura. A coordenadora pedagógica do Município, Flávia Kieling, destaca a importância do acolhimento dado pelas escolas que receberam os alunos da Emei Closs, que segundo ela, foi fundamental para a continuidade dos trabalhos com as crianças. Do total, 53 alunos foram atendidos pela recém inaugurada escola infantil Vô Ismael, no bairro Xangrilá, e as demais passaram a frequentar as escolas infantis municipais Infância Feliz e Yolita da Cruz Portella, e escolas privadas convencidas, através da compra de vagas. “Tivemos uma bonita demonstração de empatia por parte destas comunidades escolares ao receberem e incluírem os alunos da Closs nos seus educandários”, destaca Flávia.

    A coordenadora pedagógica explica ainda que os bebês, matriculados no Nível IA, permanecem na escola convencida até o final do ano letivo e depois irão para o novo espaço. Conforme o secretário de Educação, o município avança no projeto junto ao Ministério da Educação para a busca por recursos para construção de uma nova escola de Educação Infantil, nos padrões da Vô Ismael inaugurada há cerca de um ano e meio.

    “Foram muitos momentos de angústia, agora estamos na expectativa. Nosso novo espaço foi preparado com muito carinho, pensando no bem estar dos nossos alunos dos funcionários nela. Agradecemos por toda ajuda. Todas as dificuldades são oportunidades para recomeçar, para renovar. O segredo é não desistir e nunca desistiremos da nossa Frederico Reinaldo”, destaca a diretora Anelise.