A doença infecciosa é transmitida aos cães e ao homem pela picada de um inseto
A vereadora Bruna Molz, do PTB, ingressou com indicação na Câmara de Vereadores para que o município de Santa Cruz do Sul inclua as atividades de prevenção no Comitê Municipal de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika. O Comitê foi criado há poucos dias pelo Município, sendo que será responsável por acompanhar e avaliar ações realizadas contra o mosquito Aedes aegypti no município, como prevenção, promoção e controle e as reuniões do comitê serão mensais.
Bruna destaca que também compete à Vigilância Sanitária fazer ações com prevenção e controle da leishmaniose visceral. A doença infecciosa é transmitida aos cães e ao homem pela picada de inseto Flebótomo – conhecido popularmente por mosquito-palha, birigui, cangalhinha, asa branca, asa dura e palhinha. A leishmaniose visceral pode ser fatal para cães, crianças e idosos. Segundo Bruna Molz, existem milhares de casos de leishmaniose positivos em cães em Santa Cruz do Sul, e por isso é de suma importância que o assunto seja incluído no comitê, e sejam estudadas ações concretas de controle a doença.
Outro ponto importante, segundo a vereadora, é o registro de casos recentes em Porto Alegre. “Foram registradas quatro mortes por leishmaniose visceral, e não queremos que o mesmo aconteça aqui em Santa Cruz do Sul, onde existe foco do mosquito contaminado em todas as áreas do munícipio”, observou.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão