Economia

Fórum Estadual do Comércio projeta reconduzir Rio Grande do Sul ao desenvolvimento

Publicado em: 12 de agosto de 2024 às 12:51
FÓRUM ESTADUAL DO COMÉRCIO REÚNE LIDERANÇAS EM PORTO ALEGRE | MAIQUEL THESSING
compartilhe essa matéria

Programação realizada pela Federação Varejista do RS debate a reconstrução do Estado nesta segunda-feira (12), em Porto Alegre

FÓRUM BUSCA AÇÕES PROPOSITIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO GAÚCHO | MAIQUEL THESSING

As enchentes de maio de 2024 foram, se não a maior, uma das maiores catástrofes climáticas que já registramos no Estado. Vidas foram perdidas, perdas irreparáveis. A destruição material foi de uma ordem, de uma proporção inimaginável. O evento de hoje quer contribuir e reconduzir o Rio Grande do Sul ao caminho do desenvolvimento, temos muitos assuntos de importância vital para tratar hoje. Cada minuto do nosso tempo precisa ser muito bem utilizado”. A fala, vinda do presidente Federação Varejista, Ivonei Pioner, abriu o 1º Fórum Estadual do Comércio, sediado na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (12). A programação, idealizada pela Federação Varejista do RS, traz à tona as pautas que estão sendo articuladas para devolver a capacidade de competitividade ao Rio Grande do Sul, principalmente após a enchente que devastou o Estado.

 

Pioner falou com exclusividade ao Grupo Arauto e destacou que “esse momento é de união de todas as forças vivas que constróem a economia e a sociedade do Rio Grande do Sul. Seja executivo, legislativo, autarquias, cooperativas, entidades associativas, comunidade geral. E rapidamente nós vamos, nesse dia, estar conversando para sairmos daqui com uma proposição de fazer alguns acertos e ajustes para acelerar o processo de reconstrução, com todas as forças vivas aqui dando a sua opinião e a sua presença no que é necessário”, declarou. Ao governador Eduardo Leite, um pedido especial do dirigente: “celeridade nos processos de liberação para que nós possamos estar avançando rapidamente com os projetos”, frisou.

CDL Santa Cruz presente

DIRIGENTES DA CDL SANTA CRUZ PRESTIGIARAM PROGRAMAÇÃO | MAIQUEL THESSING

Presentes no evento, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz (CDL), Ricardo Bartz, e o vice-presidente, Gilberto Eidt, acompanharam os diversos painéis propostos com a intenção de aproximar empreendedores do setor das mais importantes lideranças do poder público, incluindo o governador Eduardo Leite e deputados estaduais e federais. O chefe do Executivo será um dos painelistas e falará sobre as ações lideradas pelo Piratini a fim de ajudar na recuperação do comércio do Estado, abrindo a agenda da tarde do evento.

Para nós é interessante estar aqui e ter esse contato mais próximo com o poder público, no sentido de poder trazer as nossas pautas, trazer aquelas pautas que refletem, que interessam os nossos associados, principalmente em relação a demandas sobre a própria reconstrução. Nós precisamos ainda de ações por parte do governo e políticas públicas também, que são demandas eternas do comércio de varejo, principalmente no sentido de poder incentivar o consumo em comércios locais, entre outras ações, como a desburocratização, esse alívio também na carga de impostos, e nós podermos ter essa proximidade com o poder público é muito interessante em termos de representatividade e para que nós possamos em algum momento ter nossas demandas, se não totalmente, ao menos parcialmente atendidas”, destacou Bartz.

FOTO MAIQUEL THESSING

Nos painéis expostos ao longo da manhã, Políticas Públicas de Apoio à Reconstrução do RS teve como painelistas a deputada federal Any Ortiz e o presidente da Famurs, Marcelo Arruda, que debateram sobre as estratégias adotadas, os desafios enfrentados e as perspectivas futuras para a recuperação sustentável do RS; e Carga Tributária e Competitividade no Comércio, tema abordado pelos deputados estaduais Rodrigo Lorenzoni e Felipe Camozzato, para analisar o impacto da tributação sobre o comércio e discutir possíveis reformas e incentivos fiscais para aumentar a competitividade do setor.

A programação segue à tarde, tendo como ponto alto a fala do governador Eduardo Leite.

Leia também