Cerca de 40 tratores participaram do ato que percorreu as principais ruas da cidade, nesta segunda-feira
Agricultores realizaram, na tarde desta segunda-feira (12), um “tratoraço” para pedir apoio dos entes políticos do município. Cerca de 40 produtores rurais, em tratores e caminhões, desceram a Rua Osvaldo Aranha até a sede da Prefeitura. No local, conversaram com o prefeito Jarbas da Rosa e entregaram uma carta pedindo medidas que possam auxiliar e se somar a causa.

Foto: Mônica da Cruz/Grupo Arauto
Após, os agricultores seguiram até a Câmara de Vereadores, onde hastearam a bandeira do Rio Grande do Sul e realizaram um pronunciamento no início da sessão desta segunda-feira. Além disso, um comunicado foi entregue para a população que estava nas ruas e no comércio local.
O documento destaca a preocupação dos agricultores, especialmente com as dívidas e as propostas anunciados pelo Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, que não auxiliam por completo e não atendem de forma abrangente as demandas.
“Esse cenário desolador é resultado dos fatores climáticos adversos dos últimos anos, que têm assolado o Estado, principalmente as lavouras e pastagens”, diz um trecho da carta. “Não temos como seguir sem uma medida que dê condições para os produtores continuaram suas atividade”, complementa.
Leia também

Produtores conversaram com o prefeito e também com os vereadores | Foto: Mônica da Cruz/Grupo Arauto
Conforme um dos líderes do movimento SOS Agro RS, organizador da mobilização, Rogério Palhares, os dois anos de seca registrados no Rio Grande do Sul foram agravados pela enchente do mês de maio. Desta forma, as dívidas com relação a custeio, investimento em máquinas e equipamentos foram se acumulando.
“Queremos parcelamento com juros bons e também com carência. Temos parcelas que vencem agora dia 15 [de agosto] e não temos como pagar. Estamos empenhados, juntos nesta causa”, salienta.
A mobilização iniciou na última semana, quando os produtores se reuniram às margens da RSC-287, no trevo de acesso a Capital do Chimarrão. Eles cobram auxílio por parte do Governo Federal, especialmente em função dos eventos climáticos dos últimos anos.
Nesta terça-feira (13), de acordo com Palhares, agricultores de Vale Verde e Passo do Sobrado devem chegar a Venâncio Aires e se juntarem a mobilização. A concentração ocorre às margens da RSC-287.
Notícias relacionadas

ARAUTO REPÓRTER UNISC 4 de Abril de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Cidade da região registra a OITAVA menor temperatura do ano no Estado. ➡️ Obras da barragem em Vera Cruz devem ser finalizadas ainda neste ano. ➡️ Custo da cesta básica em Santa…

Servidores municipais de Rio Pardo terão aumento de 8% no salário
Projeto será enviado ao Legislativo e, se aprovado, os valores serão repassados no próximo pagamento

Minha Casa, Minha Vida amplia faixa para atender famílias com renda de até R$ 12 mil; entenda
A novidade do programa prevê possibilidade de financiamento de até 420 meses e taxas de juros abaixo do mercado

Pantano Grande recebe confirmação de recurso para Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras
A competição promete atrair visitantes de diversas regiões e movimentar a economia local