Geral

Agentes de endemias iniciam levantamento no combate ao Aedes aegyti

Publicado em: 12 de agosto de 2024 às 19:30
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Agentes de Endemias estiveram no Bairro Bom Jesus nesta segunda | Jaime Fredrich
    compartilhe essa matéria

    Todos os bairros serão visitados, mais a zona urbana de Alto Paredão, Boa Vista, Monte Alverne, Pinheiral e Rio Pardinho

    O Setor de Vigilância e Ações em Saúde, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (12), mais um Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) em diversos bairros de Santa Cruz e em algumas localidades do interior do município. A ação contará com 20 Agentes de Combate a Endemias.

    O LIRAa é um método de amostragem, definido pelo Ministério da Saúde, e que é realizado em todo Brasil para avaliar os índices de infestação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Os resultados serão divulgados no final do mês de agosto e nortearão as atividades de combate ao Aedes nos próximos meses.

    Estão programadas visitas em 2.575 imóveis, distribuídos em 425 quarteirões. Todos os bairros de Santa Cruz serão visitados, mais a zona urbana dos Distritos de Alto Paredão, Boa Vista, Monte Alverne, Pinheiral e Rio Pardinho.

    De acordo com a coordenadora de Ações e Vigilância em Saúde, Francine Braga, outra orientação é para que os pais vacinem seus filhos contra a dengue. Até o momento, apenas 663 imunizantes foram aplicados, de um total de 1.755 doses disponíveis, para crianças entre 10 e 14 anos.

    Leia também