Município catarinense adotou a Capital do Chimarrão e auxilia na reconstrução pós-enchente
Uma comitiva de Pescaria Brava, de Santa Catarina, cidade que adotou Venâncio Aires, desembarcou, nessa terça-feira (11), no município. O grupo formado pelo coordenador da Defesa Civil, Cristiano Medeiros, a assistente social Rosinete Rosa Sá, e pela assessora de imprensa Jhésyca Miranda viabilizaram e entregaram 70 fogões. Os itens vão ser doados para as famílias que perderam o item na enchente.
O prefeito de Venâncio Aires Jarbas da Rosa, a vice-prefeita Izaura Landim, a secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social Camila Capelão e o Coordenador da Defesa Civil Luciano Teixeira receberam a equipe.
“Ficamos muito felizes por essa adoção pelo município de Pescaria Brava. Venâncio Aires foi um dos municípios mais atingidos e nós temos certeza que tanto o município quanto o estado vai ser reconstruído, vai voltar a ser o que era antes, talvez com uma nova maneira de trabalhar, mas tenho certeza que vamos conseguir vencer essa etapa. Agradeço a todos vocês pela ajuda e pela colaboração e, também, a Pescaria Brava pela doação de fogões para as famílias atingidas”, agradeceu o prefeito Jarbas da Rosa.
Leia também
A comitiva de Pescaria Brava conheceu o Centro de Recebimento, localizado no Parque do Chimarrão. Além disso, visitaram locais que foram atingidos pela enchente, como a região de Vila Mariante.
O coordenador da Defesa Civil do município catarinense, Cristiano Medeiros, destacou a honra de poder ajudar com a doação de fogões. “Estamos deixando estes fogões no município de Venâncio Aires para ajudar nesta reestruturação da cidade, pra ajudar as famílias que foram atingidas. A gente sabe da necessidade que tem alguns utensílios em casa neste momento e que são de extrema necessidade, então por isso a gente decidiu ajudar Venâncio Aires, apadrinhar esta cidade com muito carinho”, destaca.
Por meio de um cadastramento, a secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social realizou a seleção de famílias para a doação de fogões. Em torno de cinco foram beneficiadas nessa terça-feira (11), e as entregas continuam nesta quarta (12). Uma das contempladas com a doação de um fogão foi Noeci de Abrão Rodrigues de Paula, atualmente moradora do bairro Santa Tecla por meio do Aluguel Social. “Muito obrigada, vai ajudar muito. Muito obrigada mesmo pelo fogão. A gente foi muito bem atendido, muito bem tratado no abrigo de Linha Mangueirão. Ficamos um mês lá e tivemos um ótimo atendimento. Estamos aqui nesse endereço através do aluguel social, perdemos tudo e estamos felizes pela ajuda que estamos recebendo”, falou emocionada a dona de casa.
Vale lembrar que as famílias que serão contempladas com a doação de fogões estão em alugueis sociais e o item necessário está na base de dados do cadastro familiar, que é realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro, ou no Cras do bairro Battisti.
Notícias relacionadas
Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo
Acesso Grasel estará bloqueado na manhã desta segunda-feira
Motivo será serviços de limpeza e roçada no trecho
A educação e o esporte como ferramentas de combate ao racismo
Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc compartilha experiências no ensino superior
Temporada de verão inicia dia 20 de dezembro no Balneário Monte Alegre
Atendimento dos guarda-vidas será de quartas a domingos das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min