Geral

ONG Cavalo de Lata acolhe 130 equinos vítimas de abandono e maus-tratos em Santa Cruz

Publicado em: 12 de abril de 2025 às 12:07
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Clarissa Gomes
    compartilhe essa matéria

    Estrutura fica localizada em Linha Pinheiral

    Com um trabalho reconhecido em toda a região, a ONG Cavalo de Lata acolhe e garante cuidados permanentes a cerca de 130 cavalos vítimas de abandono, negligência e maus-tratos em Santa Cruz do Sul. Para acompanhar de perto o funcionamento dessa importante estrutura — que recebe repasses mensais via convênio com o Município — o prefeito Sérgio Moraes e a secretária de Bem-Estar Animal, Bruna Molz, realizaram uma visita técnica à sede da ONG na tarde da última quinta-feira, 10.

    Localizada em Linha Pinheiral, a estrutura abriga, de forma permanente, entre 30 e 40 equinos — a maioria em tratamento de saúde, muito idosos, gestantes ou em processo de reabilitação. A novidade agora são os animais que estão sendo treinados para atuar em sessões de equoterapia — método terapêutico que utiliza o cavalo no estímulo ao desenvolvimento de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.

    Ao todo, a ONG tem sob seus cuidados cerca de 130 cavalos em situação de vulnerabilidade, distribuídos em sete propriedades rurais. Por meio do convênio com o Poder Executivo – que repassa R$ 65 mil mensais – diversas melhorias estruturais já puderam ser realizadas, como a construção de baias, instalação de cercas, limpeza de açudes e outras benfeitorias que garantem mais conforto aos animais e segurança aos trabalhadores. Outros recursos, de empresas e doações, também são fundamentais para a operação, que funciona com o trabalho de colaboradores e voluntários.

    A visita foi coordenada pela secretária Bruna Molz, nacionalmente conhecida pela longa trajetória de atuação na causa animal, e acompanhada pelo vereador Andrei Barbosa. Os visitantes foram recebidos pelo presidente da ONG, Jason Duani Vargas, pela diretora financeira Ana Paula Knak e pelo médico veterinário Cássio Peiter.

    Durante a agenda, a comitiva ainda teve a oportunidade de interagir com alunos da Escola Nossa Senhora do Rosário, que estavam conhecendo o trabalho da ONG por meio de uma visita guiada. O prefeito aproveitou para conversar com os estudantes e registrar o momento com fotos. “Ver de perto o cuidado com cada cavalo, os esforços da equipe, a recuperação desses animais, é impossível não se emocionar. Esse é um trabalho que merece todo nosso reconhecimento — e o apoio do poder público é fundamental para que ele continue acontecendo”, destacou.