VERA CRUZ

Jardins filtrantes e nova ligação entre Vera Cruz e Santa Cruz estão nos planos da Administração Municipal

Publicado em: 12 de abril de 2025 às 11:17
  • Por
    Carolina Sehnem Almeida
  • JUNTO AO ARROIO WOLFRAN, ÁREA JÁ ESTÁ DESTINADA AOS JARDINS FILTRANTES | CAROLINA ALMEIDA/ GRUPO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Além de apresentar os feitos em 100 dias, governantes anunciaram projetos para o futuro

    Durante o evento que fez um balanço dos primeiros 100 dias da nova gestão em Vera Cruz, na manhã desta quinta-feira (10), o prefeito Gilson Becker e o vice-prefeito Angelo Hoff não apenas explanaram sobre as obras em andamento, como a da barragem que quer garantir a segurança hídrica em dias de estiagem, ou ainda o Pavimenta Vera Cruz, que prevê o calçamento de 100% das ruas urbanas. Mas também refletiram sobre o desenvolvimento a longo prazo, para 10 anos ou mais. E alguns pontos que são pensados desde já para isso.

    Na área do arroio Wolfran será feito um barramento para dar forma aos chamados jardins filtrantes, uma inovação da Administração de Vera Cruz e que deve atender ao Marco Legal do Saneamento Básico. O Prefeito confirma que já tem a área destinada para instalação, onde será feito um barramento no Arroio Wolfran, destina para dentro da lagoa, nesses jardins filtrantes, e depois devolve de novo para o Wolfran. “Então faz o tratamento nesse sistema ali, de todo o efluente que é jogado hoje para dentro do Wolfran”, explicou, dizendo que vai envolver outros dois arroios também para abranger toda a parte que não contempla tratamento de esgoto hoje.

    Becker reforça que diferente de outros sistemas em que é preciso abrir as ruas, contar com a adesão de moradores, nesse projeto não será preciso intervir com a instalação das redes. “O custo é bem menor, o transtorno nem se compara porque não mexe em nada dentro da cidade e efetivamente tu vai pegar todo o efluente que hoje esses três arroios recebem para atender o marco legal do saneamento que exige no mínimo 90% de esgoto tratado”, aponta. E finalizando o projeto, agora a gestão trabalha no orçamento para ver a forma de execução e poder avançar.

    Outro projeto, que está em fase inicial, mas uma primeira conversa já foi realizada com o prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes, e o assunto foi também levado ao Governo do Estado, é a criação de mais uma estrada que faça ligação entre Vera Cruz e Santa Cruz do Sul. Considerando o fluxo crescente de veículos – já circulam cerca de 15 mil ao dia apenas na ERS-409, estimou o vice-prefeito Angelo Hoff – está em estudo a criação de uma nova via, pelo Loteamento Gressler, unindo Vera Cruz ao bairro Navegantes, em Santa Cruz do Sul. Projeto que deverá ser amadurecido e construído a várias mãos, mas que deve ser planejado desde já, estimam os gestores.

    Eles também reforçaram a elaboração do projeto do Centro Administrativo, considerando que o prédio atual da prefeitura não consegue absorver e concentrar todos os serviços e secretarias, sendo gasto um montante em aluguéis de espaços; e ainda destacaram o andamento do projeto do Jardim Botânico, junto ao Parque Municipal da Feira da Produção, que tem recurso aprovado no Fundo Estadual do Meio Ambiente.

    Leia também