Serviços prestados por meio do estágio curricular dos acadêmicos atende as mais variadas áreas do Direito
Em março, foi inaugurado o novo espaço físico do Gabinete de Assistência Judiciária (GAJ) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), campus Sede. A novidade foi apresentada no mês em que o Curso de Direito da Unisc completou 55 anos de atuação.
Os serviços prestados por meio do estágio curricular dos acadêmicos, que se dá junto ao GAJ, atende as mais variadas áreas do Direito, buscando desde a conciliação, mediação até o ajuizamento de ações e a defesa das pessoas que procuram os serviços.
A coordenadora do Curso de Direito da Unisc, campus Sede, Elia Denise Hammes, explicou que, com a nova estrutura, será possível ampliar os serviços oferecidos e fazer o acadêmico ter uma experiência semelhante ao que o mercado de trabalho requer. "Aqui nós conseguimos implementar serviços que no espaço antigo nós tínhamos dificuldade de fazer. Isso permite ao acadêmico ter, aqui dentro do estágio, a realidade que ele vai encontrar lá fora. A Unisc é uma universidade comunitária, mas o serviço comunitário começou muito antes de ser uma universidade, que foi 1993. O nosso estágio tem esse modelo desde 1977, e permite que possa trazer pra cá as pessoas carentes da sociedade que não tem condições de pagar um advogado", disse Hammes.
O que precisa para acessar o atendimento
Os serviços são voltados para pessoas carentes da comunidade, com renda familiar de até 3 salários mínimos e patrimônio que não supere a R$ 150 mil. Os agendamentos podem ser feitos por meio do telefone (51) 3717-7444, até as 19 horas de segunda a sexta-feira. Para o primeiro atendimento, a pessoa deve trazer carteira de identidade, CPF, comprovante de renda e comprovante de endereço.
O GAJ de Santa Cruz do Sul atende pessoas carentes da comunidade que abrangem os municípios das Comarcas de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz: Santa Cruz do Sul; Gramado Xavier; Herveiras; Passo do Sobrado; Sinimbu e Vera Cruz e Vale do Sol.
"Nós atendemos e acompanhamos todos os processos judiciais, ajuizamos ações, buscamos auxiliar as pessoas com encaminhamentos necessários, muitas vezes para o curso de Psicologia e outros cursos da instituição, que também tem serviços que são ofertados a população de baixa renda", finalizou a coordenadora.
Notícias relacionadas

Saiba qual será o limite máximo de velocidade e peso para veículos que passarem no Viaduto do Arroio Grande
Estrutura deve ter o tráfego de veículos liberado a partir da próxima semana

Decisão do STF sobre alvarás de táxi pauta reunião entre Executivo e representantes da categoria em Santa Cruz
O encontro contou com a participação de membros do Conselho Municipal de Trânsito, Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito e Procuradoria Geral do Município

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer
Donanemabe teve resultado em pessoas com estágio inicial da doença

O poder do juiz
Um dos conselhos que ouvi de meu pai é que o Juiz não deve usar todo o poder que tem pois, em algum momento, pode precisar realmente usar e descobrir que já não o tem mais
