Cultura e Entretenimento

MTG e 5ª Região Tradicionalista debatem preparativos para realização da Fecars

Publicado em: 12 de fevereiro de 2023 às 16:22 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 17:32
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Elemir Polese / Prefeitura de Santa Cruz
    compartilhe essa matéria

    Também foram discutidos assuntos como o calendário anual de eventos, prestação de contas do ano 2022 e festejos farroupilhas

    Tendo como pauta principal a 33ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), que vai ocorrer no Parque de Eventos entre os dias 15 e 19 de março, Santa Cruz do Sul recebeu nesse sábado (11), coordenadores e diretores das 30 regiões tradicionalistas do Estado. 

    O encontro, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), e tendo como anfitriã a 5ª Região Tradicionalista,  ocorreu, em um primeiro momento, no Anfiteatro da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Inicialmente, a coordenadora da 5ª RT, Marisa Rossa, saudou os presentes. 

    Na reunião, conduzida pelo presidente do MTG, Manoelito Savaris,  foram discutidos assuntos como o calendário anual de eventos, prestação de contas do ano 2022, festejos farroupilhas, entre outros. 

    Após, divididos em grupos, em salas de aula ocorreram  tratativas com diretores das áreas cultural, artística, esporte e cavalgada, em preparação à 33ª Fecars. 

    No turno da tarde os participantes se deslocaram até o Parque de Eventos. Além de visitarem a estrutura e os preparativos do local, coordenadores das 30 regiões puderam conhecer o lote para acampamento. 

    Leia também: Maior festa campeira do Estado terá acesso gratuito em Santa Cruz

    O Presidente da Comissão Executiva da Fecars, Juliano Batista, passou um panorama sobre os preparativos para a Fecars. “Estamos todos comprometidos para fazer um grande evento. A prefeitura de Santa Cruz também está se empenhando para deixar o Parque de Eventos em condições para esta festa. A festa é nossa, e há todo um esforço conjunto para que o sentimento de coletividade e de amizade faça da Fecars um excelente espetáculo”, garantiu.

    Batista elencou ainda as melhorias que estão sendo realizadas como drenagem, canalização, substituição de mangueiras e bretes, restauração do espaço das provas campeiras, reposição de areia e compactação da cancha e ajustes nos pontos de água e energia. Segundo ele, todas as intervenções ficarão de forma permanente para beneficiar também outros eventos tradicionalistas. Ele destacou ainda sobre a via de acesso, que será asfaltada.

    O presidente do MTG, Manoelito Savaris, comentou sobre as impressões da estrutura. "O parque é muito bom e o pessoal se animou muito com a estrutura que oferece. As 30 regiões do Estado já confirmaram presença e será um evento que vai marcar as história do MTG  e de Satna Cruz também. Vamos fazer o melhor possível para que tudo ocorra da melhor maneira possível", declarou. 

    Quem aproveitou para conhecer o local do acampamento foi a coordenadora da 12ª Região Tradicionalista, Marcia Monteiro, de Canoas,  acompanhada pelo casal de padrinhos santa-cruzense, Celia Carvalho e Vicente Lacerda. "Já conheço Santa Cruz por causa do Enart, então a gente se sente em casa", afirmou Marcia.

    O que é a Fecars

    Considerado o maior evento campeiro do estado, e realizado pelo Movimento Tradicionalista hj Gaúcho (MTG), este ano em parceria com a 5ª Região Tradicionalista, a Festa Campeira do Rio Grande do Sul reúne integrantes das 30 regiões do Estado.

    A programação inclui provas de tiro de laço, gineteada, chasque, rédeas e vaca parada. Ao mesmo tempo, ocorrerá também o Seminário de Cultura Campeira, que envolve peões e prendas de todo o Rio Grande do Sul. O ingresso para o parque será gratuito. O evento conta com o patrocínio do Município de Santa Cruz do Sul.