Covid 19

Santa Cruz libera vacinação para todas as crianças, independente de faixa etária ou comorbidades

Publicado em: 12 de janeiro de 2023 às 17:33 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 16:35
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Saiba em qual posto o imunizante está disponível no município

    A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), de Santa Cruz do Sul, deu início a vacinação contra a Covid-19, em crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias sem comorbidades. Com a inclusão dessa faixa etária, agora todas as crianças, com ou sem comorbidades, já podem se vacinar, garantindo assim a proteção contra a doença. A vacina está disponível na UBS Clementina, conhecida como Posto Central, ao lado do Centro Materno Infantil (Cemai).

    Como explica o coordenador de Imunizações da Sesa, Roger Peres, é preciso estar atento porque para receber o imunizante, pais ou responsáveis precisam fazer o agendamento presencialmente ou ligando diretamente para a unidade de saúde. “O Estado permitiu avançar na vacinação das crianças, mas não enviou doses, portanto estamos utilizando doses remanescentes de grupos já contemplados e centralizando em uma única unidade. Como são várias doses em um mesmo frasco e elas duram poucas horas, para que não haja desperdício há a necessidade de agendarmos”, disse.

    Também já está liberada pelo Ministério da Saúde e está disponível no Posto Central, a dose de reforço para crianças de 5 a 11 anos, com e sem comorbidades. Nesse caso também é preciso marcar dia e hora e é necessário observar rigorosamente o intervalo de quatro meses da segunda dose para a administração do reforço. Os pais e/ou responsáveis que acompanharem a criança devem levar consigo os seguintes documentos dela: carteira de identidade com CPF, carteira de vacinação e Cartão SUS, se a criança tiver.

    De acordo com a Sesa, os números da vacinação infantil ainda seguem abaixo do esperado, portanto a recomendação é para que os pais levem seus filhos ao Posto Central e assegurem maior proteção.