A matéria depende agora da sanção do Executivo
O vereador suplente Nasário Bohnen (Republicanos) teve aprovado, na sessão da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul dessa segunda-feira (9), projeto de lei para criar o Conselho Municipal de Preservação, Promoção e Difusão da Cultura Alemã.
O órgão terá a finalidade de preservar a cultura alemã no município, além de promover e difundir os usos e costumes dos antepassados que vieram da Alemanha há 175 anos em Santa Cruz do Sul. A matéria teve dois votos contrários – dos vereadores Bruno Faller (PDT) e Francisco Carlos Smidt (Novo), justificando se tratar de projeto inconstitucional. A matéria depende da sanção do Executivo.
Conselho terá a premissa de adotar medidas e realizar ações para criar e deliberar sobre políticas públicas relacionadas à Cultura Alemã, promover estudos de forma isolada ou com escolas, entidades e outros, elaborar e emitir documentos; promover encontros, palestras, cursos e assemelhados; realizar audiências públicas e outras reuniões; manter contato e intercâmbio com outros municípios, Estados e países; requisitar informações, dados e documentos de órgãos e entidades, ainda que classificados em qualquer grau de sigilo; divulgar, difundir e ser responsável pela manutenção, atualização e propagação de informações e da memória da Cultura Alemã; criar um Memorial da Cultura Alemã.
A entidade, que é ligada às secretarias municipais de Cultura e Educação, deverá manter e estimular a difusão das diferentes manifestações da Cultura Alemã, como a língua, danças germânicas, sociedades, jogos típicos, gastronomia, e outras; gestionar a obtenção de recursos financeiros para a manutenção do Conselho e para a execução de seus trabalhos e ações; viabilizar a criação de um Fundo de Preservação, Promoção e Difusão da Cultura Alemã; solicitar, se necessário, ao Município de Santa Cruz do Sul o apoio técnico e material necessário ao desempenho de sua finalidade.
O vereador Nasário Bohnen justifica que na programação dos 200 anos de Imigração Alemã no Rio Grande do Sul e dos 175 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães em Santa Cruz do Sul, é importante que o município crie um conselho e tenha um local para manter viva a cultura alemã, preservando seus usos e costumes e a sua memória. “A criação do Conselho, portanto, será uma continuidade das atividades relativas à preservação da Cultura Alemã”.
A ideia, segundo Bohnen, é que não haja uma concorrência com as entidades constituídas no município, que tem este propósito, porém, existe a necessidade do Poder Público fazer a sua parte para que a Cultura Alemã – uma das bases da nossa sociedade – seja preservada, promovida e difundida cada vez mais.
“O Conselho servirá, além de outras finalidades, para ser uma referência a fim de centralizar as informações das atividades desenvolvidas pelas entidades, que promovem a cultura alemã em Santa Cruz do Sul, como sociedades, centros de cultura germânica, museus, universidades, entre outros”, acrescenta Nasário.
A ideia é que haja um cadastro e a catalogação destas entidades, mantendo um contato permanente, a fim de divulgar estas ações, criando um calendário de eventos mensal, para promover a sua devida divulgação.
Memorial
Também deve ser viabilizada a montagem de um memorial de Cultura Alemã, um acervo com fotografias, artigos, editoriais e itens antigos, que remetam à imigração alemã, que possam ser visitados pela comunidade em geral e servir como fonte de informação para alunos dos mais diversos níveis.
A proposta ainda pretende que o Conselho também pode buscar a integração entre as entidades, mantendo um diálogo, a fim de promover da melhor maneira possível divulgação das mesmas e estabelecer contatos e diálogos com entidades do Estado, País e do exterior, sempre com os mesmos objetivos. “No que diz respeito a outros países, sobretudo, deve ser mantido contato permanente com a Alemanha, no sentido de estreitar os laços existentes entre as atuais gerações”, finaliza.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão