Esportes

Campeonato Dente de Leite reúne mais de 600 atletas

Publicado em: 11 de dezembro de 2016 às 15:20 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 11:13
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa Prefeitura de Santa Cruz
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Disputaram o campeonato 27 delegações, representando escolas e as ligas de futebol amador do município

    Cerca de 600 crianças e adolescentes disputaram nas categorias Sub-13, Sub-15 e feminina, mais uma edição do Campeonato Dente de Leite, com o slogan Onde os craques têm vez e o crack tá fora. As disputas ocorreram na tarde deste sábado (10), nos gramados do Esporte Clube Avenida, Futebol Clube Santa Cruz, Campo do Flamengo e Planeta Bola.  

    Os grandes vencedores da Série Ouro este ano foram a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Affonso Pedro Rabuske, na categoria Sub-15; a New Boys, na categoria Sub-13; e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Harmonia, na categoria feminina. Disputaram o campeonato 27 delegações, representando escolas e as ligas de futebol amador do município.

    Na cerimônia de abertura as equipes desfilaram tendo à frente as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Santa Cruz. Em homenagem aos jogadores e técnicos da Chapecoense, vítimas do acidente aéreo ocorrido no início do mês, o desfile contou com a presença de uma revelação do Dente de Leite. O garoto Jean Wunch, 16 anos, foi destaque do campeonato em 2013, ganhou bolsa para o Genoma Colorado e hoje integra as categorias de base do time catarinense. 

    A final ocorreu no Estádio dos Plátanos e ao término dos jogos foram entregues troféus a todas as equipes participantes e medalhas aos campeões e vice-campeões das séries Ouro, Prata e Bronze de cada categoria. Este ano, uma novidade foi a inclusão da categoria feminina Sub-15 no campeonato.

    A exemplo dos campeonatos realizados em 2013 e 2014, 90 atletas serão selecionados para receber uma bolsa nos clubes Avenida, Santa Cruz, Genoma Colorado e Flamengo. Para ser contemplado, é preciso muito mais que desempenhar em campo apenas um bom futebol, segundo o secretário municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, Henrique Hermany.  “Além da avaliação dos critérios técnicos leva-se em conta a disciplina do atleta, o respeito e o espírito de equipe. É algo que eles vão levar para toda a vida. Criança no esporte está longe da marginalidade e da drogadição”, ressaltou.