Composição da cédula de votação será feita na próxima quinta-feira, na assembleia ampliada do Corede Vale do Rio Pardo, em Santa Cruz do Sul
A região do Vale do Rio Pardo inscreveu 11 projetos no Caderno de Demandas do Vale do Rio Pardo, para a Consulta Popular de 2024. A ação, que destina recursos diretos do orçamento do Governo do Estado para as propostas aprovadas nas regiões que atingem o contingente de votação, tem como objetivo promover ações de desenvolvimento regional, focado nos objetivos dos municípios participantes. Entre os projetos estão propostas de qualificação, divulgação e potencialização do turismo regional, assim como a criação de eventos e aparelhos para atendimento ao visitante, além do fortalecimento do projeto regional do Geoparque, conduzido pela Aturvarp.
De acordo com o presidente da Aturvarp, Djalmar Ernani Marquardt, todas as propostas têm potencial de atender a região, no que se refere ao desenvolvimento turístico do Vale do Rio Pardo. “Inscrevemos um projeto visando intensificar a campanha institucional ‘Vale do Rio Pardo: Viva Essa Experiência’, elaborado em parceria com o Sebrae/RS e o Sicredi, no qual já temos um excelente vídeo institucional e uma ampla folheteria, destacando os principais aspectos turísticos da região”, explica. Conforme ele, com os recursos da Consulta Popular, este projeto tem condições de intensificar a campanha em mídia impressa e eletrônica, além de levá-la a grandes feiras e eventos no País e no exterior, potencializando o fluxo de novos turistas na região.
O presidente avalia também que os projetos de qualificação inscritos são necessários à continuidade das ações realizadas junto aos empreendimentos, para manter, de maneira constante, a melhoria do atendimento ao visitante, assim como a elaboração de produtos turísticos de alta qualidade. “Contamos também com o projeto de desenvolvimento do Geoparque Vale do Rio Pardo, no qual a Aturvarp já mapeou os sítios paleontológicos da região, apresentando aos prefeitos uma proposta de estatuto para o Consórcio Intermunicipal a ser criado, com o objetivo de administrar o Geoparque e efetivar todos os procedimentos necessários para elevar o projeto ao status de ‘Aspirante a Certificação junto à Unesco’, com a participação de vários municípios do Baixo Vale do Rio Pardo e do Centro-Serra, que formariam o espaço geográfico do Geoparque”, aponta.
Marquardt aponta que, considerando o apelo popular e o interesse pelo tema, o projeto do Geoparque, no seu entender, deve ser priorizado para inclusão na cédula de votação da Consulta do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede-VRP). “Outros dois projetos, para a promoção do turismo paleontológico e a instalação de um Centro de Atendimento ao Turista junto ao Museu Paleontológico de Candelária, referência mundial na pesquisa e acervo de fósseis do período triássico, fazem parte desta mobilização da Aturvarp”, ressalta.
Durante esta semana serão realizadas as assembleias das microrregiões Centro-Serra e Baixo Vale do Rio Pardo. Já na quinta-feira, 14, às 15 horas, será realizada na Sala 101 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a assembleia do Corede-VRP, com as entidades associadas e delegados designados pelas assembleias microrregionais, para a composição da cédula de votação da Consulta Popular, que ocorrerá no mês de dezembro. “A partir de então é necessário criar uma mobilização dentro dos municípios. Para que o município seja contemplado com recursos da Consulta, nos projetos mais votados, é preciso atingir 2% do seu eleitorado“, reforça o presidente da Aturvarp.
Notícias relacionadas
Primeiro encontro do grupo de apoio para diabéticos ocorre nesta quinta-feira
Evento acontece na Câmara de Vereadores, às 19h
Telefone 193 dos bombeiros de Santa Cruz está temporariamente inoperante
Aqueles que tiverem emergências devem entrar em contato pelo número (51) 98682-2715
Corede VRP realiza assembleia ampliada para definir cédula de votação
Encontro nesta quinta-feira, às 15h, na sala 101 da Unisc vai debater projetos que serão votados na Consulta Popular
Como os pássaros
Já observou a atitude dos pássaros ante às adversidades? Ficam dias e dias fazendo seu ninho, recolhendo materiais, às vezes trazidos de locais distantes… E quando o ninho já está pronto e os pássaros estão preparados para pôr os ovos,…