Companhia emitiu uma nota no início da tarde desta segunda-feira
Após reclamações sobre mau cheiro e gosto ruim da água nas torneiras dos santa-cruzenses, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) emitiu uma nota, no início da tarde desta segunda-feira (11), afirmando que realizou a coleta de uma amostra da água do Lago Dourado para verificar se há alguma alteração na água captada. Neste momento, a companhia está realizando uma análise do produto e deve emitir um resultado até esta terça-feira (12).
Confira a nota na íntegra:
A Corsan coletou uma amostra da água do Lago Dourado na última quinta-feira, 7, para verificar se há alguma alteração na água captada, uma vez que a água que sai da Estação de Tratamento (ETA) não apresenta nenhuma variação. A coleta está sendo analisada pela Companhia e o resultado deve ser conhecido até essa terça-feira, 12.
A Corsan esclarece que a água captada em rios, arroios ou barragens, para abastecer a população, passa por rigoroso tratamento antes de ser distribuída para consumo. Somente depois de todos os procedimentos de purificação e controle de qualidade, com mais de 500 testes diários de amostras feitas nos laboratórios da Companhia, é que a água sai das estações de tratamento e daí para os reservatórios, onde é armazenada para ser enviada os clientes.
As amostras passam também pelo Laboratório Central de Águas, localizado em Porto Alegre e que atende os 317 municípios do Rio Grande do Sul abastecidos pela Corsan. São monitorados cerca de 100 parâmetros exigidos pelas portarias de Potabilidade do Ministério da Saúde e de Agrotóxicos da Secretaria Estadual de Saúde. Desta forma, a água chega às torneiras sem risco da permanência de algum elemento que possa ocasionar doenças.
A Companhia possui competência técnica reconhecida pela certificação ISO 17.025, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Isso representa a garantia da qualidade da água oferecida.
A Corsan ressalta que está permanentemente à disposição em seus canais de relacionamento com os clientes e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.
Estão disponíveis o app Corsan (pelo telefone celular), site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo número 0800.646.6444.
Notícias relacionadas
Brasil aumenta investimento público em educação
Maior crescimento dos últimos dez anos no país foi em 2022
A descoberta do anatomista
O Anatomista (Editora Bertrand Brasil, 168 páginas) foi lançado em 1996 pelo escritor e psicanalista argentino Federico Andahazi
Por Paola Severo
Primeiro encontro do grupo de apoio para diabéticos ocorre nesta quinta-feira
Evento acontece na Câmara de Vereadores, às 19h
Telefone 193 dos bombeiros de Santa Cruz está temporariamente inoperante
Aqueles que tiverem emergências devem entrar em contato pelo número (51) 98682-2715