SANTA CRUZ

Após reclamações sobre mau cheiro, Corsan realiza coleta na água

Publicado em: 11 de novembro de 2024 às 12:55
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Corsan
  • FOTO: REPRODUÇÃO/FREEPIK
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    Companhia emitiu uma nota no início da tarde desta segunda-feira

    Após reclamações sobre mau cheiro e gosto ruim da água nas torneiras dos santa-cruzenses, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) emitiu uma nota, no início da tarde desta segunda-feira (11), afirmando que realizou a coleta de uma amostra da água do Lago Dourado para verificar se há alguma alteração na água captada. Neste momento, a companhia está realizando uma análise do produto e deve emitir um resultado até esta terça-feira (12).

    Confira a nota na íntegra:

    A Corsan coletou uma amostra da água do Lago Dourado na última quinta-feira, 7, para verificar se há alguma alteração na água captada, uma vez que a água que sai da Estação de Tratamento (ETA) não apresenta nenhuma variação. A coleta está sendo analisada pela Companhia e o resultado deve ser conhecido até essa terça-feira, 12.

    A Corsan esclarece que a água captada em rios, arroios ou barragens, para abastecer a população, passa por rigoroso tratamento antes de ser distribuída para consumo. Somente depois de todos os procedimentos de purificação e controle de qualidade, com mais de 500 testes diários de amostras feitas nos laboratórios da Companhia, é que a água sai das estações de tratamento e daí para os reservatórios, onde é armazenada para ser enviada os clientes.

    As amostras passam também pelo Laboratório Central de Águas, localizado em Porto Alegre e que atende os 317 municípios do Rio Grande do Sul abastecidos pela Corsan. São monitorados cerca de 100 parâmetros exigidos pelas portarias de Potabilidade do Ministério da Saúde e de Agrotóxicos da Secretaria Estadual de Saúde. Desta forma, a água chega às torneiras sem risco da permanência de algum elemento que possa ocasionar doenças.

    A Companhia possui competência técnica reconhecida pela certificação ISO 17.025, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Isso representa a garantia da qualidade da água oferecida.

    A Corsan ressalta que está permanentemente à disposição em seus canais de relacionamento com os clientes e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

    Estão disponíveis o app Corsan (pelo telefone celular), site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo número 0800.646.6444.