Cultura e Entretenimento

Beleza da Casa das Artes Regina Simonis é destacada em exposição fotográfica

Publicado em: 11 de outubro de 2023 às 09:00 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 13:47
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Eduardo Wachholtz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Obras retratam o local de diferentes ângulos; visitação está aberta ao público até o dia 27 de outubro, das 10h às 17h

    Na noite dessa terça-feira (10) foi realizada a abertura da Exposição Fotográfica Casa das Artes em Foco, na Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz do Sul. A exibição contou com cerca de 80 fotografias inscritas, que retratam a beleza da casa das artes em diferentes ângulos, das quais 20 foram selecionadas para serem expostas. O evento é gratuito e está aberto para visitação até o dia 27 de outubro, das 10h às 17h.

    Leia também: Festival espera reunir mil crianças dia 12

    A exposição é resultado de um concurso realizado em homenagem as 35 anos da Associação Pró-Cultura, mantenedora da casa das Artes Regina Simonis. De acordo com a presidente da entidade, Carolina Aquinis, o objetivo é promover cultura através da realização de exposições. “No momento nós estamos com a exposição da Susan Mendes no salão principal, e no espaço da garagem, a gente está recebendo os finalistas do nosso concurso de fotografia, que foi o primeiro concurso de fotografia organizado pela casa, em alusão ao nosso aniversário de 35 anos”, contou.

    De acordo com o vice-presidente da entidade, Yuri Roberto Hirsch, a comunidade foi até a casa de cultura e participou de uma visita guiada, onde tiveram a oportunidade de acessar lugares que muitas vezes não estão disponíveis para visitação ao público e, assim, fotografar a casa de todos os ângulos para a exposição.

    A fotografia “História em Luz Difusa”, da jovem Gianne Vianna, foi uma das finalistas do projeto. A artista conta que sempre teve uma conexão com a arte e as diversas formas de expressar. “Desde a escola, eu sempre buscava participar de projetos que tivessem relação com o teatro, fotografia, pintura e desenho. Quando surgiu esse projeto da Casa das Artes, foi muito empolgante ver algo assim acontecendo na cidade, pois é muito importante ter essa valorização e visibilidade dos artistas da região. Muitas vezes a gente não conhece outras pessoas que também têm esse interesse e motivações, então poder ter essa conexão e ver o trabalho dos outros que estão aqui perto, é uma experiência incrível”, destacou.

    Vianna complementou contando o que quis retratar e mostrar a comunidade com sua obra. “Essa casa é incrível, tem tantos detalhes maravilhosos. O que mais me chamou atenção no processo da visitação, quando eu vim fotografar, foi todas as nuances de luz e sombra que eram modeladas através da arquitetura, e então eu quis trabalhar muito bem nisso, no efeito da sombra e nos pontos de luz. Através disso construi uma imagem bem bacana”, finalizou.