Conteúdo Patrocinado

Cotrijal atua como referência no cooperativismo agrícola da região

Publicado em: 11 de outubro de 2022 às 08:20 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 10:44
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Grupo Arauto
  • Foto: Nícolas Vinícius da Silva / Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Cooperativa visa melhorar o resultado das propriedades e garantir segurança aos associados

    Doação, sacrifício, perseverança e profunda crença no ideal cooperativo são marcas da ‘obra Cotrijal’, que começou a ser montada em 14 de setembro de 1957 e nunca parou de crescer. A história da Cotrijal tem muito da história da transformação da Região Norte do Estado do Rio Grande do Sul.

    O sonho começou a se tornar realidade pela ação de 11 agricultores da Associação Rural de Não-Me-Toque, que fundaram a cooperativa no intuito de melhorar as condições de comercialização, armazenagem, escala de negócios e competitividade no mercado, principalmente na produção de trigo, principal cultura da época. Hoje, o foco continua sendo o produtor, através de ações de desenvolvimento sustentável e acesso à informação e tecnologia. 

    Estrutura

    Através de um processo de incorporação em março deste ano, a união entre Coagrisol e Cotrijal fortaleceu o cooperativismo na região. A Cotrijal possui agora, em Vera Cruz, uma unidade de atendimento aos produtores com assistência técnica especializada, vendas de fertilizantes, sementes, defensivos, assim como recebimento e comercialização de soja, milho e trigo. 

    No Vale do Rio Pardo, ainda possui atendimento nas cidades de Rio Pardo, por meio de uma unidade de negócios e uma loja; Candelária, por meio de duas unidades de negócios; Pantano Grande, por meio de uma unidade de negócios; e de Encruzilhada do Sul, por meio de uma unidade de negócios. A Cotrijal, direcionada ao agronegócio de alimentos, está presente em 53 municípios do Rio Grande do Sul, com 80 unidades de recebimento de produção, atendendo mais de 18.300 associados. 

    Referência

    A Cotrijal é referência em Cooperativismo no Vale do Rio Pardo, atendendo o produtor rural em todas as suas demandas e oferecendo atendimento especializado e exclusivo. O compromisso da cooperativa é disponibilizar informações, tecnologias e serviços que possam melhorar o resultado das propriedades e garantir segurança e renda ao associado. A cooperativa mantém um complexo que inclui assistência técnica e veterinária, recebimento e beneficiamento e comercialização de grãos, fornecimento de insumos, viabilização de crédito, fábrica de rações, lojas e supermercados.

    Politicamente, a Cotrijal tem respaldado permanentemente o produtor, desenvolvendo ações em defesa de temas como: seguro rural, endividamento agrícola, biotecnologia e questão florestal. 

    Potencial regional

    De acordo com a gerente da unidade de Vera Cruz, Kátia Konzen Back, a região tem enorme potencial de negócios. “O agronegócio está ascendente na nossa região e a tendência é de crescimento constante. Atualmente, participamos ativamente deste mercado. Os produtores rurais da região podem esperar ainda mais excelência no seu atendimento. A Cotrijal se estabeleceu neste município porque entende a relevância e potencial do mesmo no que diz respeito a produção, e irá contribuir permanentemente para o sucesso mútuo”, destaca Kátia Back.

    A unidade de negócios em Vera Cruz está instalada na rodovia RSC-287, no quilômetro 110, S/N, no bairro Distrito Industrial. O telefone para contato é o (54) 3191-2587.