O espaço atende estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Odontologia, Farmácia e Fisioterapia
Na noite dessa terça-feira (10), a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou a reinauguração do Laboratório de Enfermagem, no bloco 35. O espaço atende estudantes das disciplinas dos cursos de Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Odontologia, Farmácia, Fisioterapia e também os cursos técnicos de Segurança do Trabalho e Técnico em Enfermagem do Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru).
Além de todas as alterações, o Laboratório desenvolveu o controle de estoque para controle do que entra e para onde vão os materiais, evitando assim desperdícios e compras desnecessárias. Foi implementada também a organização dos materiais através de KITS e a padronização dos mesmos, assim todas as práticas do Laboratório tem os materiais padronizados. Em dias de prova prática, por exemplo, os kits não estão disponíveis e o aluno é quem seleciona os materiais para realizar o procedimento.
O objetivo dessas mudanças foi pela alta procura do Laboratório pelos cursos apontados anteriormente. Isso gerou um aumento da rotatividade de aulas e estudantes, deixando o espaço pequeno, necessitando da reforma e organização para melhor atender.
Entenda as mudanças
Primeiro, o Laboratório passou por uma mudança estrutural em dezembro do ano passado, ganhando mais uma sala, agora compõem a sala 3526 A, 3527 e 3528. Posteriormente, o laboratório foi separado em estações nessas 3 salas:
Sala 3526A – Estação Hospitalar Alta Complexidade Adulto: Capacidade para 20 alunos e professor. A sala não possui carteiras, apenas banquetas, quadro branco, tela de projeção e projetor. Dispõe de dois leitos com manequins adultos, um masculino e outro feminino. Possui parede de oxigenoterapia funcionante; bomba de infusão contínua; monitor multiparâmetros; carro de emergência; todo material para baixa e alta complexidade.
Ainda, reorganização da recepção, tornando mais ampla e dinâmica; implantação de computador auxiliar para desenvolvimento de atividades por parte dos bolsistas voluntários e remunerado; instalação de tela de projeção, projetor e quadro branco, reorganização da parede de oxigenoterapia.
Sala 3527 – Estação Hospitalar Materno Infantil: Capacidade para 20 pessoas mais professor . A sala tem carteiras universitárias, mesa do professor, quadro branco, tela de projeção e projetor. Dispõe de três leitos pediátricos, sendo dois berços e uma incubadora; parede de oxigenoterapia funcionante e também maca ginecológica. Esta sala foi projetada com desenhos nas paredes e porta do Lino e sua turma, para ambientalizar o acadêmico com o que irá ver no Hospital Santa Cruz (HSC), hospital-escola da Unisc.
Ainda, colocação de uma maca ginecológica para auxílio nas aulas de saúde da mulher; instalação de prateleira para exposição de materiais que auxiliam nas aulas de saúde da mulher, saúde da criança, e educação sexual; instalação de armário para estoque de materiais de pediatria, neonatologia e saúde da mulher.
Sala 3528 – Estação Hospitalar Clínico Adulto: Essa sala era uma sala de aula normal, porém agora foi estruturada como sala de Laboratório. Tem capacidade para 25 pessoas mais professor. A sala tem carteiras universitárias, mesa do professor, quadro branco, tela de projeção e projetor. Dispõe de um leito adulto, parede de oxigenoterapia não funcionante, apenas para demonstração; boneco de palpação automatizado; bonecos de RCP, DEA; maca rígida; colar cervical; manequins de tronco, sistema nervoso, sistema esquelético, sistema muscular e etc.
Ouça a entrevista:
Notícias relacionadas

Assunto Nosso – Rodolfo José Eidt, Presidente da Assan, e Diogo Rafael Guedes, Coordenador
O programa Assunto Nosso dessa edição recebeu o presidente da Assan, Rodolfo José Eidt, e o Coordenador Diogo Rafael Guedes, que falaram sobre a nova gestão da Assan.

Construarte e Multifeira prometem qualificação, negócios e atrações para todos os públicos
Feiras ocorrem de 29 de maio a 1º de junho de 2025, no Parque da Oktoberfest

Nova convenção regulamenta comércio de Santa Cruz a abrir aos domingos e feriados; confira
O acordo, resultado de diversas rodadas de negociação, conta com uma série de regras, semelhantes ao modelo já adotado pela loja Havan no município

RGE inicia ações do Projeto Calamidade em Rio Pardo
Estão previstas entregas de mais de 200 trocadores de calor (chuveiros inteligentes), cerca de 170 geladeiras novas, além da troca de lâmpadas convencionais por LED em todos os clientes visitados