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    Maiquel Thessing
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    Quase centenária, Fruki tem pilares familiares e de boa gestão

    Publicado em: 11 de agosto de 2020 às 17:03 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 14:48
    Foto: Divulgação/Fruki
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    Nelson Eggers conta como tudo iniciou e de que forma a empresa conquistou o coração dos gaúchos

    De 96 anos de história, Nelson Eggers esteve presente em 60 deles ao lado da produção do refrigerante, que conquistou o Rio Grande do Sul. Dentre todos os gaúchos apaixonados pelo sabor da Fruki, lá está ele. Presidente do Conselho Consultivo da empresa, Eggers admite o carinho especial pelo sabor da guaraná. Gosto esse que remete ao passado e lhe faz lembrar como tudo começou, numa pequena fábrica de refrigerantes e cervejas em Arroio do Meio, no Vale do Taquari.

    O que hoje são 420 milhões de litros por ano, antes eram apenas 200 garrafas por dia. Emilio Kirst, avô de Eggers, foi quem originou a Bela Vista, marca conhecida hoje como Fruki. Desde a instalação em 1924, passaram-se 25 anos até o surgimento do famoso refrigerante Laranjinha. Foi na época em que a bebida conquistava a região que Eggers deu os primeiros passos dentro da fábrica. Filho de pai agricultor e mãe professora – além de neto de empreendedor – ele sabia que todo e qualquer trabalho merecia total dedicação. Não foi diferente quando entrou na Fruki.

    Em passos pequenos, mas constantes, o empreendimento cresceu, solidificado em pilares familiares e numa boa gestão. “Aqui temos amor pela empresa por parte de todos: não apenas a família, mas também os profissionais”, conta. E com uma equipe de colaboradores motivados em atuar pela produção Fruki, os anos foram passando e o sucesso foi apenas consequência de um trabalho conjunto, dia após dia, de uma equipe que, na prática, vai além das hierarquias. “Sempre digo para meus profissionais: quero que a Fruki seja como uma escola, onde se entra funcionário e cresce através de bons aprendizados. Nós também usufruímos da evolução deles”, destaca.

    Motivado em ser exemplo tanto para colaboradores quanto para família, Eggers acredita no poder do que sobrevive gerações. “Muitas empresas desaparecem por falta de preparo na área da sucessão. Nossa família sempre se preparou para isso”, conta. No ano passado, o empresário entregou o cargo de diretor-presidente da Fruki para a filha Aline Eggers Bagatini. Além dela, Júlio Eggers também segue os passos do pai e hoje é o diretor administrativo e de marketing. Os dois, faz questão de salientar Nelson, passaram por experiências fora da empresa para então iniciar os estágios que os colocaram onde atualmente estão.

    Papeis importantes numa empresa que – em quase um século – conquistou seu espaço no mercado e no coração dos consumidores. Com matriz em Lajeado, a empresa conta com sete linhas de produção totalmente automatizadas. No leque de produtos, os tradicionais refrigerantes Fruki, Frukito, a água mineral Água da Pedra, e os novatos energético Elev, sucos Com/Tem e cerveja Bellavista, a caçula que recebeu o nome inspirado no início de tudo.

    Origem da marca

    A marca Fruki surgiu no mesmo momento em que a empresa se estabelecia em Lajeado, cidade escolhida pela centralização entre diferentes localidades do Estado. “Perto do caminho de quem vai para a Serra, Porto Alegre, Santa Maria ou Passo Fundo”, conta Eggers. Desde sempre, a gestão teve olhar atento às oportunidades e ao futuro. Após a inauguração no coração do Vale do Taquari, o empresário sentiu a necessidade de dar um novo nome a marca.

    Diferente dos dias atuais, nos anos 70 não era tão simples encontrar alguém que trabalhasse com publicidade. Quando Eggers contratou um profissional, recebeu diferentes propostas de nomes – a maioria inspirada em planetas, devido à corrida espacial que acontecia naquela década.

    Entre Júpiter, Marte e outras opções, “Fruk” se destacou. Com um significado distinto das demais, a marca une fruta com a letra inicial de quem iniciou a história profissional da família. Preocupado com a pronúncia da palavra, Eggers solicitou a inclusão da letra “i” no final, originando assim a Fruki, considerada uma das marcas mais antigas do Rio Grande do Sul. “Me orgulho muito de tudo isso. No começo, algumas pessoas criticavam o nome, mas eu nunca perdi o entusiasmo”, ressalta.

    Sem muitas cerimônias, com fala divertida, humilde e inspiradora, Nelson Eggers atendeu ao Grupo Arauto de Comunicação na segunda-feira, dia 10 de agosto. Com muita simplicidade, o grande empresário gaúcho – que destaca ser apaixonado por uma boa galinhada, um arroz com feijão e uma feijoada com bolinho de batata e costelinha de porco – não tem rodeios para falar sobre os assuntos favoritos: sua empresa e sua família. O contato ocorreu via internet, por uma videochamada. Cuidados da pandemia não somente por ele, mas pelas netas que iriam lhe visitar. O isolamento ocorreu em prol de muitos abraços, sempre valorizados pelo empresário.

    Amor pela família que construiu enquanto também colocava bloco sobre bloco na história da Fruki. Por isso, se puder ajudar alguma pessoa que pensa hoje em empreender, ele sugere três coisas: busque conhecimento, construa relacionamentos e tenha constância de propósito. “Não está dando certo? Insista. O tempo ajuda muito e nos dá oportunidade de fazer tudo corretamente. Até as coisas difíceis que enfrentei, me ajudaram a seguir em frente”, aconselha.