Política

Vereadores voltam a analisar projeto que pede fechamento de portões das escolas em Santa Cruz

Publicado em: 11 de julho de 2021 às 19:31 Atualizado em: 01 de março de 2024 às 19:58
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Proposta de autoria de Francisco Carlos Smidt (PSDB) retorna ao Legislativo com mudanças na redação

    Os vereadores de Santa Cruz voltam a analisar o projeto que estabelece a obrigatoriedade de fechamento de portões das escolas do município. A matéria, proposta pelo vereador Francisco Carlos Smidt (PSDB), retorna à pauta a partir desta segunda-feira (12), após sofrer mudanças na redação.

    O projeto original – que ingressou no Legislativo em maio deste ano – contemplava apenas os educandários municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental. No entanto, segundo Carlão, como o objetivo é trazer mais segurança a todos os pais, profissionais da educação, crianças e estudantes, a proposta foi retirada e agora, ampara também escolas particulares e estaduais. "Visto à relevância da matéria, optamos por redigir um novo texto de maneira clara e compreensível para que possa ser aprovado. Até porque todos merecem essa segurança para estudar", destaca. 

    Ainda, conforme com o vereador, a intenção é votar o projeto na primeira semana de agosto. Se for aceito e sancionado, entrará em vigor após trinta dias da publicação oficial.

    Entenda

    Na prática, a proposta prevê a abertura dos portões e demais pontos de acesso aos prédios das Escolas de Educação Infantil e das Escolas de Ensino Fundamental de Santa Cruz somente em período predeterminado pela direção do educandário, no início e ao final dos turnos da manhã e da tarde. Durante o período de realização das atividades educativas e de ensino, o acesso aos prédios e às áreas afins será feito somente com prévia identificação e autorização da direção do educandário. O objetivo é previnir e evitar invasões aos educandários, como o caso ocorrido em uma creche no município de Saudades (SC) no mês de maio deste ano.