Chuva registrada entre os dias 26 de maio e 8 de junho deixou prejuízos
Foi homologado pelo Estado na última sexta-feira (7) o pedido de situação de emergência decretado por Santa Cruz do Sul no mês passado. Conforme o coordenador da Defesa Civil do município, tenente José Joaquim Dias Barbosa, a homologação encaminha o decreto para o Ministério da Integração Nacional para o reconhecimento da situação. “É um passo importante para o recebimento de possíveis verbas federais, bem como benefícios para as pessoas atingidas pelas intempéries, como o saque do FGTS e a dilação no prazo para pagamentos de empréstimos rurais”, diz.
Para o Secretário de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Henrique Hermany, o reconhecimento do estado demonstra a relevância dos danos suportados pelo município, especialmente em estradas, residências e propriedades rurais. “Não é justo que uma cidade de tamanha importância econômica para o Rio Grande e o país nunca receba recursos para auxiliar nestas intempéries climáticas. Com este reconhecimento vamos buscar auxílio para amenizar os prejuízos que sofremos”, destaca.
Santa Cruz do Sul decretou situação de emergência no dia 20 de junho, devido a grande carga pluviométrica registrada entre os dias 26 de maio e 8 de junho, alcançando 374 mm de chuva. Os altos volumes causaram prejuízos a moradores do bairro Várzea, Travessa Daer e Corredor Morsch e em diversas estradas do interior do município, causando danos a agricultura.
Notícias relacionadas
STJ mantém decisão de suspensão das obras na Rua Almirante Alexandrino em Rio Pardo
Em 2024, o Ministério Público ajuizou uma ação com o argumento de que as obras teriam potencial de causar dano ao patrimônio histórico local
Após enchentes no estado, governo liberou R$ 2,5 bilhões para agricultura familiar
MDA divulgou balanço das medidas de apoio adotadas em 2024
Prainha de Candelária recebe banheiros químicos para temporada do verão
Balneário Carlos Larger é um dos principais pontos de veraneio da região
Moisés Damé: do buenacho à voz do baile, são 20 anos de carreira
Com o projeto Dale Baile, o santa-cruzense que começou na música ainda criança tem lotado a agenda com muitos shows