Geral

Estado reconhece situação de emergência de Santa Cruz

Publicado em: 11 de julho de 2017 às 06:40 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 14:55
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Chuva registrada entre os dias 26 de maio e 8 de junho deixou prejuízos

    Foi homologado pelo Estado na última sexta-feira (7) o pedido de situação de emergência decretado por Santa Cruz do Sul no mês passado. Conforme o coordenador da Defesa Civil do município, tenente José Joaquim Dias Barbosa, a homologação encaminha o decreto para o Ministério da Integração Nacional para o reconhecimento da situação. “É um passo importante para o recebimento de possíveis verbas federais, bem como benefícios para as pessoas atingidas pelas intempéries, como o saque do FGTS e a dilação no prazo para pagamentos de empréstimos rurais”, diz.

    Para o Secretário de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Henrique Hermany, o reconhecimento do estado demonstra a relevância dos danos suportados pelo município, especialmente em estradas, residências e propriedades rurais. “Não é justo que uma cidade de tamanha importância econômica para o Rio Grande e o país nunca receba recursos para auxiliar nestas intempéries climáticas. Com este reconhecimento vamos buscar auxílio para amenizar os prejuízos que sofremos”, destaca.

    Santa Cruz do Sul decretou situação de emergência no dia 20 de junho, devido a grande carga pluviométrica registrada entre os dias 26 de maio e 8 de junho, alcançando 374 mm de chuva. Os altos volumes causaram prejuízos a moradores do bairro Várzea, Travessa Daer e Corredor Morsch e em diversas estradas do interior do município, causando danos a agricultura.