A expectativa é de que o debate sobre a denúncia seja retomado nesta quarta-feira
Após o deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ) apresentar seu relatório favorável à aceitação da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ deve dar ainda nesta semana o seu parecer a respeito. Para ter o relatório pela admissibilidade da acusação aprovado são necessários 33 votos, de um total de 66 deputados na comissão. A expectativa é de que o debate sobre a denúncia seja retomado nesta quarta-feira (12).
Para garantir a rejeição na CCJ, o Planalto tem se mobilizado na troca de deputados aliados e que estão na comissão. Apesar disso, a aprovação ou não do parecer não impede a apreciação e votação da denúncia no plenário da Câmara dos Deputados. Neste caso, ocorre processo idêntico ao que afastou por 180 dias a ex-presidente Dilma Rousseff. Para que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue a questão, serão necessários 342 votos de deputados favoráveis à denúncia.
Heinze, Moraes e Schuch se manifestam
A reportagem do Portal Arauto entrou em contato com os Deputados Federais que representam o Vale do Rio Pardo em Brasília que se manifestaram a respeito do tema. Dois serão contra a aceitação da denúncia e um a favor.
Para o Deputado Luis Carlos Heinze (PP) a denúncia apresentada não é suficiente para afastar Michel Temer da presidência. "Sou a favor da permanência, sem ser necessário levar esse caso ao STF", limitou-se Heinze. O Deputado Sérgio Moraes (PTB), segue o pensamento de Heinze, mas salienta que sua posição será analisada juntamente com o partido. Uma reunião será realizada na tarde desta terça (11) para apontar o caminho a ser seguido pelos deputados da sigla. Mas uma posição contrária deve ser a opção do santa-cruzense. "Não devemos trocar de presidente mais uma vez. Com o Temer se afastando por 180 dias chegaríamos ao número de três presidentes em pouco mais de um ano. O meu voto é pensando no povo. O país não iria aguentar mais essas trocas", afirmou Moraes, que não descarta a possibilidade de um "fato novo" surgir antes da votação. "Hoje dificilmente haverá o afastamento, mas pode aparecer algo novo ainda nesta semana e pode mudar o voto de muitos deputados", conta. Quando perguntado sobre o que seria o fato novo, Sérgio Moraes preferiu não se manifestar.
O único deputado da região que se mostrou favorável ao afastamento de Michel Temer foi Heitor Schuch (PSB). "Em uma democracia a transparência é uma das coisas mais fundamentais que existem, se o presidente não fez nada de errado não há mal nenhum em ser investigado. Votarei a favor da aceitação da denúncia também porque preciso manter a coerência", disse o deputado, lembrando que votou a favor do processo que investigou Dilma Rousseff.
Relembre o que levou Temer a ser denunciado
Dono da JBS grava Temer dando aval para compra de silêncio de Cunha
PF vê indícios de corrupção e pede mais tempo para investigar Temer
Notícias relacionadas

Horóscopo: Haverá uma oscilação entre estar centrado e pratico com estar sonhador e desfocado
Também será necessário se concentrar nas tarefas tangíveis, sem se sobrecarregar ou se deixar levar pela ansiedade

Secretário confirma inclusão de estacionamento subterrâneo no orçamento municipal
Prevista no plano de governo de Sérgio Moraes, obra será incorporada no Plano Plurianual

ARAUTO REPÓRTER UNISC 12 de Maio de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Inicia obra de revitalização de mais uma quadra do Calçadão da Floriano. ➡️ Governo estuda injetar recursos para reduzir impacto do reajuste do pedágio da RSC-287. ➡️ CDL Jovem abre inscrições para…

Assunto Nosso – Roberta Pereira, Diretora Executiva da ACI Santa Cruz
O programa Assunto Nosso dessa edição recebeu a Diretora Executiva da ACI Santa Cruz, Roberta Pereira, que falou sobre o evento ‘’Tá na Hora’’.