Arauto Saúde

Arauto Saúde

Arauto Saúde: os benefícios da natação na vida das pessoas

Publicado em: 11 de junho de 2021 às 08:13 Atualizado em: 01 de março de 2024 às 18:39
Foto: Puretrend
compartilhe essa matéria

Especialista em natação revela que a prática pode fazer a diferença na busca por uma melhor qualidade de vida

Reconhecida como uma importante ferramenta de aperfeiçoamento da coordenação motora e atividade respiratória, a natação é uma grande aliada para garantir uma saúde de qualidade. Em um período onde a questão respiratória se torna uma preocupação para a maioria da população, as atividades aquáticas podem proporcionar uma boa alternativa na busca por um maior bem-estar. Para esclarecer mais sobre o assunto, a convidada desta semana do Arauto Saúde é a professora de educação física e especialista em natação, Lucimara da Rosa.

Segundo a professora, os benefícios das atividades aquáticas, como a natação, vêm desde cedo, sendo notabilizadas principalmente em algumas funções. “As crianças que realizam a natação tem uma grande melhoria na flexibilidade, agilidade e coordenação motora, algo muito importante para o seu desenvolvimento”, ressalta.  Não só para as crianças, as futuras mamães também podem encontrar na prática da natação muitos benefícios. “As gestantes não só podem como devem fazer natação. A natação é até recomendada para elas, pois abrange todos os movimentos do corpo”, afirma. 

Sobre a questão respiratória, Lucimara afirma que a natação pode ajudar quem tem problemas como a asma. “Principalmente aquelas crianças que tem patologia, principalmente as crianças que têm dificuldade de respirar, por causa da asma. Muitos pais vêm nos procurar, pois a natação desenvolve muito o método de respirar. Como a gente está acostumado a respirar, a gente inspira pelo nariz e solta o ar pela boca. Na natação, essa respiração é contrária, inspira pela boca e expira nariz”, ressalta a especialista.

Ainda, a profissional ressalta que a natação pode ser fundamental na recuperação de pessoas que sofreram algum tipo de acidente que comprometeu os movimentos do corpo. “As atividades na água podem ser uma grande aliada para essas pessoas pelo fato delas terem perdido um pouco a habilidade de locomoção. Assim, na água a pessoa se torna mais leve e gradativamente vai ser possível retomar, com o tempo, esses movimentos que foram afetados. A natação envolve muito os movimentos do corpo em geral e isso é muito bom para a recuperação dessas pessoas debilitadas”, conclui.