Depois de terem as aulas suspensas por conta das fortes chuvas e enchentes, as escolas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental de Venâncio Aires retomam as aulas na próxima semana. Com exceção da escola Coronel Thomas Pereira, de Linha Taquari Mirim, e da escola infantil Frederico Closs, do bairro União, as demais recomeçam já na segunda-feira (13). Já o turno integral das escolas Cidade Nova, José Duarte de Macedo e Otto Gustavo Daniel Brands, retornam na terça-feira (14), e na escola Odila Rosa Scherer o retorno vai ser informado pela direção do educandário. A escola Coronel Thomaz Pereira retoma as aulas na quinta-feira (16) e a escola Frederico Closs passará por readequação das vagas já que o prédio não tem mais condições de atendimento.
“É importante lembrar que estamos cientes de que muitas famílias enfrentam as consequências das enchentes, assim como das dificuldades de locomoção nas estradas, o que pode dificultar o transporte. Por isso, adiantamos que não vai haver prejuízo no ensino dos estudantes. As famílias podem ficar tranquilas”, destaca o secretário municipal de Educação, Emerson Elói Henrique. O secretário também fala da importância das comunidades escolares acompanharem nas próximas horas, as redes sociais da Prefeitura, os meios de comunicação e os grupos de pais, quanto a possíveis alterações nestas informações, tendo em vista as previsões para mais chuvas, no final de semana.
Emei Closs vai ganhar novo prédio
Já com projeto de construção de um novo prédio para a escola municipal de Educação Infantil Frederico Closs, cadastrado junto ao Ministério da Educação, a direção, Associação de Pais e Mestres e Administração Municipal decidiram que as atividades escolares não serão retomadas no atual prédio. O problema histórico de alagamento e enchente na região, voltou a se repetir de forma extrema, na semana passada, deixando a estrutura física inundada por cerca de quatro dias, ocasionando muito prejuízo ao mobiliário e material de trabalho.
A secretaria de Educação trabalha na locação de espaço para abrigar as atividades escolas, até que uma nova escola seja construída. “Até a adaptação do novo espaço, os pais tiverem condições de buscar por vagas em escolas da rede privada, assim como alguns já fizeram, que assim colaborem. Estamos reorganização para fazer a compra por vagas particulares para crianças de zero a três anos e as matrículas dos alunos de pré-escola na Emei Vô Ismael, do bairro Xangrilá”, explica o secretário.
Na tarde desta sexta-feira (10), os servidores da escola foram reunidos na secretaria de Educação para orientações e readequação dos locais de trabalho. As negociações para locação de um novo espaço para abrigar as atividades da escola já estão avançadas e devem ser anunciadas nos próximos dias, porém o local vai precisar de obras de adequação.
Notícias relacionadas

Instituto Crescer Legal participa do IV Fórum Sul-Brasileiro de Educação Rural
Evento teve como objetivo apresentar as iniciativas realizadas pelas entidades e empresas apoiadoras do Espaço de Inovação do Agro, na Expoagro Afubra

Eficiência e sustentabilidade na produção leiteira são destaques do Espaço Casa da Emater
São abordados temas como manejo de pastagens e bem-estar animal

Audiência pública na Expoagro discute mudanças urgentes no Proagro e securitização das dívidas rurais
Encontro reuniu representantes do setor agropecuário e lideranças políticas

Produtor destaca o papel fundamental do tabaco para sustentação econômica
Orlandino da Costa trabalha no campo há 52 anos