Na semana que comemora o Dia da Enfermagem, o Arauto Saúde convida a enfermeira Luciane Schmidt Alves para falar da importância desta profissão
O Arauto Saúde trouxe a enfermeira Luciane Schmidt Alves, professora coordenadora do curso de enfermagem na Unisc para falar sobre a importância desta profissão, cujo dia foi celebrado na sexta-feira, dia 12 de maio.
Qual é a importância desta função dentro da área da saúde?
É uma profissão tão grandiosa que sempre teve um papel importante para o cuidado do ser humano e vem sendo reconhecida diante de toda tecnologia e conhecimento que a enfermagem vem adquirindo.
Temos o técnico em enfermagem e o enfermeiro com graduação, qual é a diferença entre estes profissionais?
No passado existia uma divisão maior com auxiliares e atendentes de enfermagem. Hoje temos o técnico de enfermagem com uma formação com duração de um ano e meio até dois anos que o capacita a prestar a assistência direta ao paciente. O enfermeiro passa por uma graduação de cinco anos que o qualifica a fazer a parte gerencial e procedimentos invasivos e específicos do enfermeiro, incluindo ações na atenção básica como a consulta de enfermagem, que só o enfermeiro pode fazer, e procedimentos mais invasivos como a colocação de sondas. Alguns procedimentos técnicos são específicos do enfermeiro e as atividade mais rotineiras do atendimento são feitas pelo técnico de enfermagem. São funções que se complementam no trabalho.
Num complexo de hospital, junto com os médicos, qual o significado da atuação do enfermeiro?
Nosso curso fará 30 anos em 2024, muitos enfermeiros da região foram formados por nós. Temos um papel extremamente importante na organização do serviço. Somos uma equipe dentro do hospital como em qualquer unidade de saúde. O médico tem a função de prescrever, mas o cuidado, o gerenciamento da unidade avaliando a resposta do paciente à medicação, a recuperação, é a equipe de enfermagem que faz.
Qual é a importância do papel do Responsável Técnico, o RT, nos hospitais?
É necessário um enfermeiro por unidade no hospital, um responsável técnico por turno que será incumbido de todas as ações de enfermagem daquele turno, assim como na Unidade Básica de Saúde.