Unidades de Saúde estarão atendendo em horários diferenciados em Vera Cruz
As unidades de saúde básica de Vera Cruz têm registrado baixa procura pela vacina contra a gripe, desde que a campanha foi lançada, no dia 17 abril, para todos os grupos prioritários. No entanto, o que chama a atenção é que outros municípios da região também têm apresentado índices baixos se comparados ao ano passado. Até o momento, Vera Cruz, por exemplo, vacinou 3.257 pessoas das 6.784 que pertencem aos grupos de risco, o que representa 44,65% da meta estabelecida, que neste ano aumentou para 90% a cobertura.
A preocupação maior pela baixa procura é no grupo das crianças, que alcançou até o momento apenas 28,47% da meta. Sinal de que os pais não estão levando os filhos para serem imunizados.
Vale do Sol, por sua vez, já imunizou 51,28% do público-alvo. Das 3.420 pessoas, 1.737 receberam a dose. Conforme relatório atualizado na segunda-feira, dia 8, da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), dos seis municípios mais próximos de Vera Cruz, Santa Cruz do Sul é que está mais adiantado na meta, com 57,66% de cobertura. A procura na cidade vizinha está dentro do esperado, conforme o setor do Programa Municipal de Imunizações.
Assim como em Vera Cruz, em municípios como Candelária, Rio Pardo e Venâncio Aires, a Secretaria de Saúde faz um chamamento para que os públicos-alvo compareçam neste sábado (13), nos postos de saúde, tendo em vista que será o Dia D de vacinação, em que as unidades devem atender em horários diferenciados, sem fechar ao meio-dia.
Alerta
Nesta semana foram confirmados dois óbitos em Porto Alegre por causa da gripe. Ambos os pacientes eram idosos e faziam parte do grupo prioritário. Na região, foi registrado um caso de gripe A. A confirmação é de uma mulher de 69 anos, moradora de Venâncio Aires e trata-se do subtipo H3, diferente do H1N1. Ela passa bem. Embora não seja caso referente a H1N1, fica o alerta, tendo em vista que a cidade atingiu até o momento 44,55% de pessoas imunizadas.
DIA D
A expectativa é que aqueles que pertencem aos grupos considerados de risco procurem os postos de saúde neste sábado, dia 13, quando ocorre o Dia D da campanha e é quando as unidades de Vera Cruz vão atender das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.
Confira a matéria completa na edição impressa desta quinta-feira, do Jornal Arauto.
Notícias relacionadas
Centro de Bem-Estar Animal estará fechado nesta segunda-feira
Motivo é o serviço de Controle de Pragas e Vetores - desratização e dedetização que será realizado no local
Prefeitura de Vale Verde faz revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico
Questionário está disponível na sede da Administração Municipal
Moradora de Candelária leva R$ 150 mil no Trilegal Tchê
Dalveni dividiu o prêmio principal com uma mulher de Rio Grande
Estudantes da Unisc realizam brechó em apoio à Copame e Aapecan
Atividade ocorre na próxima segunda-feira, no Centro de Convivência da Universidade