Mesmo jovem, o ciclista já acumula conquistas de nível estadual e nacional e agora enfrenta um desafio ainda maior
Com apenas 18 anos, o jovem ciclista de Mountain Bike Tales Jardel Soares parte para mais um desafio na carreira. Ele disputará, entre os dias 14 e 16 de abril, a primeira etapa da Copa Internacional de MTB em Araxá, Minas Gerais. Logo depois, é a vez do Campeonato Pan-Americano, entre os dias 26 e 30 de abril, em Congonhas, também em solo mineiro, onde vestirá as cores do Brasil e representará o país.
Conforme Tales, as competições internacionais são uma grande oportunidade de se adquirir experiência no cenário do ciclismo. O evento contará com a presença do presidente da União Ciclística Internacional, o francês David Lappartient. Junto com ele, estará uma lenda já aposentada do mountain bike, amplamente conhecido como o melhor de todos os tempos na modalidade e duas vezes campeão olímpico, Julien Absalon. “As provas internacionais sempre trazem muito aprendizado. O nível é muito alto e você sempre absorve algo”, comenta o ciclista. “No intervalo entre a Copa Internacional e o Pan-Americano, vou focar ainda mais em treinamentos e captação de experiências. Minas Gerais é o principal foco do Mountain Bike no Brasil. Só de estar lá já propicia isso”.
Preparação
Com muita intensidade, Tales vem treinando para as duas competições. “Venho mantendo desde sempre o foco com bastante trabalho. Isso não é de uma hora para outra. O preparo para 2023 existe desde o ano passado. Isto vai gerando uma bola de neve que vai cada vez melhorando mais e ter feedbacks de treinamentos, de bicicleta e experiências nestas provas é fundamental. Então, quanto mais correr em nível nacional e internacional, mas aprendizado você vai ganhando e levando na bagagem para os próximos anos”, salienta.
Conquistas
Tales começou no ciclismo há cerca de cinco anos, competindo, com preparação e treinamento, há três. No primeiro ano disputando o Campeonato Brasileiro, o santa-cruzense largou em na 58ª posição numa disputa entre 60 atletas. O feito se torna ainda mais memorável ao considerar a trilha como pista, um local onde há pouquíssimos pontos de ultrapassagem. Ele subiu o pelotão e terminou em quinto lugar. No Estado Tales é o atual campeão gaúcho XXC na categoria elite, além de ter o título na categoria júnior. Nas copas internacionais, o garoto acumula pódios e em 2022, foi o terceiro colocado no Campeonato Brasileiro.
Notícias relacionadas
Avenida inicia pré-temporada visando o Gauchão 2025
O clube já anunciou 23 jogadores que farão parte da equipe na disputa do estadual
Ceisc União Corinthians viaja para dois jogos em São Paulo
Adversário serão Mogi Basquete, nesta quarta, e São José, na sexta
Avenida alerta para golpes envolvendo nome do clube
Golpistas estariam entrando em contato com pessoas oferecendo vagas na equipe profissional, mediante pagamento de taxas ou envio de informações pessoais
Venâncio-airense é bicampeã da Copa dos Campões de Fisiculturismo
Viviane Rosa levantou o troféu nesse domingo, em Porto Alegre