Mensagem do dia

Para levar a vida mais leve

Publicado em: 11 de abril de 2023 às 08:37 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 12:04
65e885ed84e5f.jpg
compartilhe essa matéria

Aprender a rir, mesmo em situações difíceis ou aborrecedoras, nos ajuda a seguir na vida com mais leveza.

Disponível também em:

Aprender a rir, mesmo em situações difíceis ou aborrecedoras, nos ajuda a seguir na vida com mais leveza. Tem dias em que a gente parece levantar da cama com o pé esquerdo. Todo mundo passa por isso de vez em quando. Mas o que faz com que alguns tirem de letra toda a situação e sigam com o humor inabalado e outros fiquem maldizendo a vida e contaminando todos ao redor?
No livro Em Busca do Sentido – Um Psicólogo no Campo de Concentração, o psiquiatra e neurologista austríaco Viktor Emil Frankl ensina sobre as escolhas baseadas na compreensão. Frankl passou boa parte da Segunda Guerra em um campo de concentração e, para não sofrer tanto diante das situações que não podia mudar, se apoiou na prática do bom humor como uma espécie de salvação.
“Eu nunca teria conseguido suportar se não conseguisse rir”, dizia ele. “O riso me levava momentaneamente para fora daquela situação horrível. Era o suficiente para torná-la suportável”, afirmou Frankl em seu livro. Imagine se ele tivesse feito o contrário e se entregado ao sofrimento?
Às vezes é difícil encontrar motivos para rir, mas essa é uma escolha que depende mais de você do que das situações ao redor. Você não tem o poder de evitar os temporais de final de tarde ou acabar instantaneamente com as filas do banco, certo? Parar de praguejar tanto diante do que não se pode alterar, deixar de lado as reclamações sem fim, abandonar o estágio das queixas e dos lamentos abre espaço para que coisas boas entrem novamente na nossa vida e, como consequência, conseguimos reagir com mais equilíbrio – e menos reclamações – diante das dificuldades e chatices da rotina.
O trânsito pode até irritar mais que a fila na casa lotérica em quinto dia útil, mas, quando nos condicionamos a reclamar menos e compreender mais, aos poucos nos desvencilhamos desse estado constante de insatisfação. E tudo volta a ser mais leve.