Coletas iniciaram na manhã deste sábado e seguem no domingo, das 8h às 17h
O primeiro dia de pesquisa com aplicação de testes rápidos para Covid-19 com coletas em residências, terminou com todos os 200 testes negativos em Santa Cruz. Os trabalhos, realizados por voluntários acadêmicos e profissionais da saúde da Unisc, iniciaram na manhã deste sábado (11) e seguem neste domingo (12), das 8h às 17h, em grande parte da cidade. Ao todo, vão ser aplicados 500 testes.
Como será a coleta dos dados
O Instituto de Pesquisa e Opinião (IPO) é a empresa responsável pelo trabalho de coleta de dados. O levantamento está sendo realizado através de visitas domiciliares, em que os participantes serão submetidos a um teste rápido para a Covid-19 e respondem a um questionário de vinte minutos (60 perguntas) sobre sintomas do coronavírus e práticas de isolamento social para prevenção da doença. É importante frisar que as casas que compõem a amostra do estudo são sorteadas aleatoriamente, sem que a equipe de pesquisa tenha qualquer informação prévia sobre se os participantes já apresentaram sintomas ou contraíram a Covid-19.
O teste rápido, de fácil execução, utiliza uma amostra de sangue (uma gota) da ponta do dedo, que é analisada pelo aparelho de testes em aproximadamente 15 minutos. O participante recebe o resultado do teste na hora.
Quem aplica os testes
Vinte e cinco voluntários, entre profissionais e estudantes da área de saúde, são responsáveis pela realização dos testes rápidos e entrevistas em cada uma das nove cidades que participam do inquérito, sob supervisão do Instituto de Pesquisa e Opinião e da instituição. O teste é seguro para entrevistadores e participantes. Todos os voluntários receberam treinamento especializado para uso de EPIs, aplicação dos testes, medidas de higienização e cuidados de segurança à saúde.
Divulgação dos Resultados e Recursos Investidos
Os resultados serão divulgados “em tempo real” por integrantes da coordenação do estudo e do Governo do RS em aproximadamente 48 horas após a finalização de cada rodada do inquérito populacional. O custo do trabalho, de R$ 1 milhão, será financiado pelas instituições apoiadoras do projeto: Unimed Porto Alegre, Instituto Cultural Floresta, também da capital, e Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro.
Notícias relacionadas

Sexta-feira Santa: entenda por que é o único dia sem missa na Igreja Católica
Data, que relembra a morte de Jesus Cristo, é a única do calendário litúrgico em que não é celebrada a Santa Missa

Vera Cruz tem 267 benefícios do Bolsa Família cancelados
Todos que tiveram o benefício suspenso são orientados a procurar as vagas de trabalho disponibilizadas por meio do Sine, assim como os cursos de qualificação ofertados pelo Município

Laboratório Santa Cruz inaugura nova estrutura em Vera Cruz
Unidade fica localizada na Rua Carlos Werner, número 55

Guarda Municipal presta homenagem a agente falecido em cortejo pelas ruas de Santa Cruz
Rubens da Costa Lautert faleceu nesta quinta aos 57 anos