Lançamento do projeto ocorreu na manhã desta sexta-feira, em Santa Cruz
Um novo projeto, pioneiro na região, foi lançado na manhã desta sexta-feira (11) entre a cooperação da Associação Pró-Ensino de Santa Cruz do Sul (Apesc) e o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) para identificação de variantes genéticas do vírus Sars-Cov-2 (Covid-19). O estudo irá coletar 150 amostras do vírus nos municípios de abrangência do Cisvale que serão encaminhadas para o Laboratório Molecular TecnoUnisc, sob a coordenação do professor e doutor de pós-graduação de Promoção à saúde, Marcelo Carneiro.
O objetivo do estudo é ampliar o reconhecimento de possíveis fontes transmissoras e situações de risco passíveis de serem bloqueadas para diminuir a circulação do vírus e o risco de colapso do sistema de saúde regional. O projeto tem apoio financeiro Philip Morris Brasil, além de apoiadores institucionais do Vale do Rio Pardo e 13ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Conforme Marcelo Carneiro, trata-se de um estudo mais audacioso, mas que será realizado dentro da Unisc. “Nós somos, aqui na região, uma das universidades que está fazendo esse tipo de analises. Esse incentivo do Cisvale, Amvarp e Philip Morris vai trazer um cenário mais adequado do que está acontecendo na nossa região como se as variantes fossem as mesmas que estão acontecendo em outros lugares, se são variantes que estão acontecendo de uma forma diferente ou não detectadas no Rio Grande do Sul. Com essa metodologia a gente consegue fazer diferente para darmos resultados muito mais fidedignos e sendo muito mais ativos em todo esse processo pra que a gente consiga sair dessa pandemia, ou pelo menos, trabalhar de uma forma mais segura”.
Para o gerente de logística da Philip Morris Brasil, Felipe Teloeken, apoiar projetos que ajudem a comunidade é uma das essências da empresa. “Apoiamos a comunidade há quase 50 anos e esse é nosso objetivo. Esse evento só reforça nosso comprometimento em continuar investindo, pois a gente sabe que só com ciência e tecnologia que a gente consegue ter políticas públicas adequadas”, destacou.
A visão de realizar projetos em prol da comunidade também é citada pelo reitor da Unisc, Rafael Henn. “Somos umas universidade comunitária, porque nossos fins lucrativos são revertidos em projetos para a comunidade que atuamos. Temos excelentes pesquisadores na área da saúde, inclusive nossa vice-reitora, Andreia Valim, para levar a ciência e resolver problemas da sociedade. Esse é o propósito de uma instituição comunitária".
Prefeita Helena Hermany recebe homenagem
Durante a cerimônia a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, recebeu uma homenagem do Cisvale por ser a primeira presidente mulher da história do Consórcio. Durante o seu mandato, ela teve que administrar um ano de combate a pandemia de Covid-19, além de trabalhar para a retomada dos mutirões de consultas médicas e procedimentos ambulatoriais.
Ao fazer uso da palavra, Helena destacou que foi um mandato de parcerias com todos os prefeitos do Consórcio. “Foi um trabalho em conjunto. Foi coma a preocupação de cada um, a opinião e sensibilidade de todos os prefeitos que conseguimos passar por este ano”.
Notícias relacionadas
OMS declara fim da emergência em saúde por Covid-19
Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, após três anos de pandemia
Santa Cruz registra mais um óbito em decorrência da Covid-19
Desde o início da pandemia, o município contabiliza 48.060 casos de coronavírus
Hospital Vera Cruz volta a exigir uso de máscara em suas dependências
Comunicado foi feito na tarde desta terça-feira pela casa de saúde
Procura pela vacina bivalente é baixa em Vera Cruz
Imunizante já está disponível nas unidades de saúde do município para todos os grupos prioritários