Prazo para cadastramento biométrico encerrou. Mais de 18 mil eleitores não realizaram o processo
Pouco mais de 18 mil santa-cruzenses não realizaram o cadastramento biométrico e tiveram seus títulos cancelados. Apesar do prazo para a biometria ter encerrado, os eleitores ainda podem regularizar a situação para poder votar nas eleições de 2020.
Uma resolução TSE nº 23.606/2019, que determina as datas do calendário eleitoral 2020, aponta o dia 6 de maio como prazo limite para regularização do título. Com isso, mesmo após o cancelamento do documento, os eleitores podem fazer o cadastramento até esta data, sem pagamento de multa. Apesar dos transtornos causados pela pandemia do novo coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que o calendário dos procedimentos preparatórios das eleições está mantido.
Quem não justificou a ausência nas últimas eleições ou precisa alterar o domicílio eleitoral, também tem esta data como base. Nestes dois últimos casos há a aplicação de multa. No entanto, após o dia 6 de maio, quem ainda não tiver regularizado a situação eleitoral junto a Central de Atendimento do Eleitor (CAE), que em Santa Cruz funciona na Rua Ernesto Alves, ficará impedido de votar.
Em caso de dúvidas, o eleitor pode consultar a sua situação na internet, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral.
Cancelados
Após o encerramento do primeiro processo de regularização da biometria, 18.640 santa-cruzenses precisarão refazer o documento. O valor representa 82% dos 103.578 eleitores. Este número também deve reduzir, Santa Cruz do Sul, deve ter, até a regularização cerca de 85 mil eleitores aptos a votar no pleito de outubro deste ano. Após o dia 6 de maio será possível projetar o número real de votantes aptos.
Confira o que deve ser feito se você teve o título cancelado
1) Comparecer a um cartório eleitoral, apresentar um documento de identificação, um comprovante de residência e preencher a formalização do Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE).
2) Pagar multa no valor de R$ 3,51 por turno faltante. Cada turno é considerado uma eleição.
3) Aguardar até o reinício das atualizações de cadastro do banco de dados da Justiça Eleitoral. Só a partir desta data é que a situação estará regularizada.
O TSE oferece ainda, em sua página eletrônica, a emissão de certidão de quitação eleitoral. Para acessá-la, é preciso clicar na opção Eleitor e Eleições e, em seguida, acessar o menu Certidões > Quitação eleitoral. O sistema solicitará o preenchimento de algumas informações pessoais, como o nome completo e a data de nascimento.
Quem não se regularizar
O cidadão que não estiver em dia com a Justiça Eleitoral, não consegue emitir passaporte e carteira de identidade. A regularidade também é exigida para obtenção de empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo; inscrição em concurso público, investidura e posse em cargo ou função pública; renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e prática de qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou Imposto de Renda, entre outros.
Notícias relacionadas
Sindicato emite nota sobre funcionamento do comércio no final do ano em Santa Cruz
A entidade se colocou contrária a abertura do comércio em domingos e feriados
Legislativo aprova projeto para realização de pesquisa em estabelecimentos de saúde de Santa Cruz
Consulta será facultativa, individual e realizada por meio de autoatendimento
“A falta de regulação deixa o Brasil vulnerável”, diz Heitor Schuch sobre mercado ilegal de cigarros eletrônicos
Audiência Pública na Câmara dos Deputados debateu os impactos do comércio ilegal dos produtos no país
Comissão analisa atuação das concessionárias para solucionar a falta de energia
Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News, o deputado estadual Edivilson Brum detalhou as demandas da comunidade