Política

Vereador quer tornar fandangos e danças tradicionais patrimônio cultural de Santa Cruz

Publicado em: 11 de fevereiro de 2025 às 10:32
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Jacson Miguel Stülp/AI Câmara de Vereadores
    compartilhe essa matéria

    Proposta foi protocolada no Legislativo e será analisada pelos parlamentares

    Um projeto de lei, protocolado na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, quer reconhecer os bailes, fandangos e danças tradicionalistas gaúchas, desenvolvidos e realizados por entidades e grupos tradicionalistas oficiais, como atividades de patrimônio público, cultural, histórico e de lazer do município. A proposição é do parlamentar Andrei Barboza (PDT).

    Segundo o projeto, os ensaios e treinos para os eventos oficiais, realizados por entidades e grupos tradicionalistas, também serão incluídos em proteção pública, cultural, histórica e de lazer em Santa Cruz. Conforme Barboza, a proposição busca atender um pedido do público, especialmente o tradicionalista, local, bem como da região.

    “Santa Cruz do Sul, ao longo das décadas tem se apresentado como referência em diversos segmentos, sejam eles de natureza turística, esportiva, entre outras, e também no setor cultural, segmento este que apresenta uma vasta pluralidade, dentre elas, com muita densidade, o tradicionalismo gaúcho”, justifica. Para o parlamentar,“enxergar os CTGs e seus derivados como centros culturais e históricos já é inevitável e motivo de muito orgulho aos tradicionalistas e aos seus admiradores.”

    Ainda de acordo com Barboza, o projeto de lei por ele apresentado se soma a Lei 7.06, que tornou o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) um patrimônio cultural e turístico oficial de Santa Cruz. A proposição está em análise pelo Legislativo e deve ser votado nas próximas semanas.

    Leia também