Bastidores

Preso, homem mantinha sequência de perseguição contra a ex em Santa Cruz

Publicado em: 11 de fevereiro de 2025 às 08:27
  • Por
    Cristiano Silva
  • Agentes agiram na noite desta segunda-feira | Foto: Cristiano Silva
    compartilhe essa matéria

    Acusado já havia sido condenado por violência, retornou a importunar a mesma vítima e recentemente a procurou no trabalho e na casa dela

    Aguardando em Santa Cruz do Sul um motorista de aplicativo que iria levá-lo a um esconderijo em Rio Pardo na noite desta segunda-feira (10), um homem de 52 anos foi surpreendido por agentes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

    Com roupas e viatura discretas, os policiais o abordaram nas imediações do viaduto do Bairro Arroio Grande, e efetuaram sua captura, por volta das 21h30. O acusado vinha sendo monitorado e procurado ao longo dos últimos dias pelos agentes, após ser identificada uma conduta agressiva contra sua ex-companheira.

    E não é de hoje. Há cerca de quatro anos, o homem já havia descumprido medidas protetivas de urgência contra a mesma mulher, sendo preso e posteriormente condenado por violência doméstica.

    Após cumprir a pena, há dois anos, ele retornou a importunar a ex-companheira. Como a medida de urgência anterior havia expirado, a mulher solicitou nova ação protetiva. Recentemente, nas últimas semanas, pela terceira vez, o agressor retornou a importuná-la.

    Mesmo intimado das medidas e ciente de que não poderia se aproximar da ex, ele foi até o local de trabalho dela e, em três oportunidades, foi até a residência da vítima, quase invadindo o local.

    Longo histórico criminal

    O acusado tem longo histórico de crimes contra mulheres. Há mais de duas décadas, antes mesmo da oficialização da Lei Maria da Penha, o mesmo homem havia golpeado uma outra ex-companheira com várias facadas, atingindo pulmão e cabeça. A vítima sobreviveu.

    Ainda em sua ficha, consta uma condenação por homicídio contra um desafeto em Rio Pardo. Ao longo desses últimos dias, respondendo de forma interina pela Deam durante as férias da delegada Raquel Schneider, o delegado Alessander Zucuni Garcia representou pela prisão preventiva do homem.

    Após autorização do Poder Judiciário, a ordem judicial foi cumprida na noite desta segunda. Depois do registro do caso na delegacia, o acusado foi encaminhado ao sistema prisional. O nome dele foi mantido em sigilo pelas autoridades policiais.

    Leia também