SANTA CRUZ

Obras emergenciais no bairro Belvedere iniciam segunda

Publicado em: 11 de janeiro de 2025 às 10:40
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • GESTORES FIZERAM VISTORIA NO TRECHO | Clarissa Gomes
    compartilhe essa matéria

    Intervenções iniciam na rua João Werlang, via de acesso ao bairro, principalmente no trecho mais afetado pelas chuvas do ano passado

    O prefeito Sérgio Moraes e o vice Alex Knak convocaram secretários e equipes técnicas da Prefeitura para uma reunião na manhã de quinta-feira (9), no auditório da Procuradoria-Geral do Município. Na pauta, trataram de obras emergenciais a serem realizadas no Bairro Belvedere, com o intuito de prevenir a ocorrência de novas fissuras e conter deslizamentos de terras, tanto em vias públicas quanto em lotes privados. Ainda pela manhã, o grupo de trabalho, liderado pelo vice-prefeito e composto por integrantes da Defesa Civil, engenheiros, geólogos e outros técnicos iniciou vistorias nas ruas João Werlang e Antônio Assmann – áreas severamente afetadas pelos eventos climáticos de maio.

    GRUPO DE TRABALHO FOI FORMADO PARA TOMAR A FRENTE NAS AÇÕES | CLARISSA GOMES

    A primeira medida a ser tomada será centralizar todas as informações sobre as intervenções já realizadas e as que estão em andamento na região. “Queremos que as secretarias repassem à Defesa Civil relatórios completos e específicos de cada área, contemplando todos os estudos já feitos relativos a obras no Belvedere. Isso nos permitirá tomar ações emergenciais imediatas e planejar intervenções estruturais que requerem maiores prazos”, destacou o prefeito. Ele também determinou que as secretarias priorizem o tema, com entregas de relatórios já na próxima semana e estruturação de planos de trabalho com urgência.

    As operações serão coordenadas pelo vice-prefeito Alex Knak, que pretende dar atenção especial a esta força-tarefa. Na segunda-feira (13), pela manhã, terão início as obras na rua João Werlang, via de acesso ao bairro, principalmente no trecho mais afetado pelas chuvas do ano passado. Entre as intervenções previstas estão o preenchimento das fissuras na via, drenagem horizontal no muro de contenção, limpeza da canalização e ampliação e desobstrução dos bueiros. Serão ainda realizadas podas em árvores que estão colocando o local em risco de queda e sobrecarga no terreno.

    As medidas que virão desta mobilização serão de magnitude muito maior, como sistemas de drenagem para ajudar na contenção das encostas e fiscalização de imóveis que não podem mais ser ocupados. Precisamos tomar medidas rápidas e eficazes para proteger as famílias que ali vivem, as pessoas que circulam e as empresas que ali estão localizadas, e evitar maiores desastres”, enfatizou Alex. O engenheiro civil Leandro Kroth informa que outra medida necessária será a execução de canalização pluvial, com galerias de concreto armado, ao longo da rua Carlos Luiz Kolberg, que interliga as ruas João Werlang e Henrique Schuster e deverá ser posteriormente pavimentada com asfalto.

    Via bloqueada a partir de segunda-feira

    A partir das 8h desta segunda-feira (13), o trânsito no acesso ao Belvedere será bloqueado para a execução das obras. De acordo com a Secretaria de Segurança e Trânsito, os bloqueios ocorrerão na rua Gaspar Silveira Martins, na interseção com a rua João Werlang, e também no cruzamento da João Werlang com as ruas Lindolfo Grawunder e Guilherme Kuhn. O acesso será permitido exclusivamente para moradores da região.

    Conforme o secretário Reginaldo Martins Brito de Campos, os bloqueios serão aplicados diariamente entre as 8h e as 13h. Como alternativas de desvio entre a Linha João Alves e o Centro, os motoristas de veículos pequenos e caminhões com até 10 toneladas de Peso Bruto Total (PBT) poderão utilizar a rua Vereador Benno João Kist e o Acesso Grasel. Já os veículos de maior porte ou com PBT superior a 10 toneladas deverão optar pela RST-287, acessando-a via Avenida Independência e BR-471.

    Relatório será apresentado ao Ministério Público

    Nos próximos dias, a Prefeitura ainda apresentará um relatório detalhado sobre a situação ao Ministério Público, como resposta a um processo judicial em tramitação. Para relatar ações implementadas até o momento e as operações emergenciais que iniciarão na segunda-feira, uma audiência com o promotor Érico Barin foi realizada na tarde de quinta-feira (9). A reunião também tratou da retomada das obras na BR-471.