Geral

Em Venâncio Aires, governador inaugura UTI pediátrica do Hospital São Sebastião Mártir

Publicado em: 11 de janeiro de 2023 às 10:13 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 16:33
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira

    O governador Eduardo Leite inaugurou, nesta quarta-feira (11), a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrica do Hospital São Sebastião Mártir. Feita com recursos estaduais da primeira fase do programa Avançar na Saúde, a nova estrutura conta com dez leitos de UTI pediátricos e representa um investimento no valor de R$ 3,4 milhões.

    Todos nós, de alguma forma, queremos mudar o mundo. É o instinto do ser humano querer transformar a realidade das pessoas. Pela política, essa capacidade se amplifica. Quando o governo pôde fazer um aporte financeiro aqui, ampliando o esforço feito pela comunidade, em um ano conseguimos entregar uma estrutura tão sonhada por tantas pessoas e por tanto tempo. É importante celebrar essas conquistar e nos preparar para novos sonhos”, destacou o governador Eduardo Leite, em sua fala.

    O prefeito Jarbas da Rosa fez questão de ressaltar os agentes envolvidos na realização dessa obra e importância incalculável do projeto. “Venâncio Aires sempre foi pautada por obras que a comunidade sempre abraçou, e essa foi mais uma delas, e por várias mãos. Agentes políticos, técnicos, da Secretaria da Saúde, da 13ª Coordenadoria, do Governo do Estado e também do Hospital São Sebastião Mártir. Não tem como medir a importância, porque salvar vidas e famílias não tem preço e não tem como medir”, frisou.  

    O evento contou com uma presença especial. O pequeno Arthur, que já havia participado do lançamento das obras, foi com os pais prestigiar o momento especial. Hoje com dois anos e seis meses, ele, em agosto de 2021, teve dificuldades para respirar e foi internado na casa de saúde de Venâncio Aires. A piora no quadro exigiu que ele fosse transferido para uma UTI pediátrica.

    Como o Hospital São Sebastião Mártir ainda não contava com um leito adequado de UTI, teve início a busca de uma vaga na região. “Por milagre, apareceu uma vaga em Santa Cruz”, lembrou o pai Evandro Felix Müller, ao lado da esposa Camila Batista Reichenbach. A história da dificuldade enfrentada e a superação de Arthur emocionaram os presentes. 

    Presidente do hospital, Juliano Angnes disse que o dia histórico e um dos mais importantes da nossa instituição. “Esse é o início da entrega de projetos que se tornam realidade quando pessoas de valor se unem. Além da UTI, em algumas semanas, entregaremos um CDI todo reformado e iniciando um novo serviço, a ressonância magnética. Também já está com as obras avançadas a hemodiálise. A capacidade vai ser dobrada”, declarou. 

    Secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, falou que o novo serviço de Venâncio Aires já pode ser considerado referência para outras regiões. “Quando se faz gestão pública, se faz com muita dedicão e responsabilidade para salvar vidas. Os recursos, de mais de R$ 3 milhões, foi aplicado em equipamento moderno, de excelência, e que orgulha o estado do Rio Grande do Sul”, destacou. 

    Para o secretário de Saúde de Venâncio Aires, Tiago Quintana, a inauguração significa a realização de um sonho. “Para mães e pais, significa o fim de um pesadelo. Nós que estamos na base de acesso ao SUS, envolvidos diretamente com todas as demandas, presenciamos inúmeras vezes a necessidade de uma vaga em UTI. Para a família, um pesadelo, um drama. Para nós, gestores, uma sensação de impotência”, pontuou.