Geral

INSS faz pente-fino em benefícios

Publicado em: 11 de janeiro de 2017 às 15:36 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 11:39
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto Arquivo Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Força-tarefa irá atingir cerca de 180 mil gaúchos

    Cerca de 180 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passaram por um pente-fino no Rio Grande do Sul, a fim de revisar a concessão dos benefícios como auxílio-doença e aposentadorias por invalidez. Esta força-tarefa será coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e inicia na próxima segunda-feira, dia 16 de janeiro. No Estado, a previsão de economia com esta revisão é de R$ 1,4 bilhão. Em entrevista, o secretário-executivo do MDSA, Alberto Beltrame, disse que a revisão está prevista desde 2003 e deveria ocorrer a cada seis meses no caso do auxílio-doença e a cada dois anos para as aposentadorias por invalidez.

    Em Santa Cruz do Sul, a agência do INSS, localizada na rua Ramiro Barcelos, solicita que os beneficiários que não forem convocados através de carta que não procurem o órgão, a fim de evitar fila e atraso no atendimento aos já agendados. Os beneficiários que precisarão comparecer na agência serão convocados por meio de carta, com aviso de recebimento. Assim que receber a convocação, o favorecido terá cinco dias para agendar a perícia. O agendamento deverá ser feito pelo telefone 135, da Previdência Social. A ligação através de telefone fixo é gratuita e a de celular tem custo de ligação local.

    No dia da perícia, o beneficiário deverá levar seus documentos pessoais, como RG e CPF, e toda a documentação médica como atestados, laudos, receitas e exames. Caso ele não compareça na hora e local marcados para uma nova perícia, bem como não entre em contato com a agência para marcar o exame, terá o benefício suspenso.