Objetivo da Administração Municipal é a permanência dos visitantes por mais dias na cidade
Rio Pardo, conhecida por seu rico patrimônio histórico e cultural, atrai anualmente milhares de visitantes para conhecer o município. Em entrevista ao Grupo Arauto, a secretária municipal de Turismo e Cultura, Rosi Paim, apresentou as ações do último ano e os objetivos da pasta para ampliar o turismo em 2025.
Segundo a titular da pasta, o município destaca-se por seu turismo histórico, com prédios antigos e festivais tradicionais; turismo gastronômico, com pratos como o filé de traíra e o sonho de origem portuguesa; e também pelo turismo religioso, com a tradicional procissão do Senhor Morto na Páscoa. “Nós estamos o ano inteiro cercados de possibilidades de mostrar o que Rio Pardo tem”, ressaltou.
A secretária afirmou que 2024 foi um ano de desafios, marcado pelas enchentes que afetaram tudo, inclusive o processo de construção eventos. Porém, ela apontou que a união da comunidade permitiu à cidade retomar gradualmente sua rotina turística. “Acredito que o maior desafio foi após as enchentes nós retomarmos a nossa rotina, nossa vida de cidade histórica e turística. Graças aos esforços de toda a comunidade conseguimos retornar”, expressou.
A programação turística de Rio Pardo para 2025 já começa com o tradicional Carnaval, que atrai foliões para a Avenida Gogói, na Rua Andrade Neves. Outros eventos incluem a Festa do Peixe, Semana Santa, Semana Farroupilha, Semana do Município, Festival de Bandas Marciais, Noite das Assombrações e o Natal.
De acordo com Rosi, a pasta busca diversificar a agenda de eventos, para atrair todos os públicos. “Uma das necessidades é essa, dar alternativas para que as pessoas possam querer vir a Rio Pardo e se interessar. A pasta tem que dar oportunidades de diversificar as nossas atrações e eventos, para que chamem vários tipos de público”, pontuou.
Além disso, salientou que a Administração Municipal está investindo na reestruturação de ruas, calçadas e pontos turísticos, buscando tornar a cidade mais acessível e visualmente atraente. “Estamos com a nossa cidade se organizando e transformando ela em um moderno, com todo o respeito que a parte histórica merece e não vai ser mexida”, colocou.
A intenção, segundo ela, é a permanência dos turistas por mais dias na cidade. “O turista vem e gera renda para o município. É importante que ele fique, que se agrade a ficar mais tempo. Os restaurantes vendem mais, as lojas vendem mais. A cidade está sendo pensado hoje para receber o turista e para que ele fique na nossa cidade”, concluiu.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão