Em show aberto ao público, músicos lançarão canção autoral e videoclipe no dia 23 de novembro
O dia 23 de novembro será especial para a banda de rock Lithios. É quando uma nova etapa da carreira do grupo deve iniciar com a apresentação de um videoclipe e o lançamento de uma música autoral, tudo isso em show aberto ao público. Para os membros da Lithios, este lançamento marca o início de uma nova fase, com a promessa de muito mais a caminho.
O evento vai acontecer na rua principal da cidade, na Andrade, na altura do Hoppy Pub, onde parte da via será fechada para a montagem da flestrutura de som e iluminação. O pub vai disponibilizar toda a estrutura de apoio para o público, como banheiros e telão, onde também será exibido o clipe. O lançamento será a partir das 20h.
A música autoral foi composta pelo César durante a época da faculdade, em um período intenso, de raro lazer. A composição reflete essa rotina, mas traz uma mensagem de otimismo e perseverança, incentivando todos a seguirem seus objetivos apesar dos obstáculos. “No clipe, trazemos uma abordagem inclusiva, com uma intérprete de Libras que também atua na narrativa do vídeo, dividindo a tela com a banda e não apenas aparecendo na tradicional ‘janelinha’”, antecipam os músicos.
Esse projeto foi possível graças aos recursos da Lei Paulo Gustavo de 2023, e, apesar da banda ter conquistado o edital no final do ano passado e recebido o financiamento no início de 2024, acabavou enfrentando atrasos por conta das enchentes de maio, que comprometeram a logística. “Mas agora está tudo pronto, e estamos ansiosos para compartilhar esse trabalho com vocês”, frisou a Lithios.
Um pouco mais da banda
Nascida em setembro de 2021 na cidade histórica de Rio Pardo durante o período de isolamento provocado pela pandemia da Covid-19, a banda Lithios foi criada por Adriano dos Santos, Carlos Meyer Pereira e Victor Miguel Schweig, que impossibilitados de tocar com suas bandas habituais, decidiram se reunir para ensaiar e criar algo novo. Com uma formação inicial em formato de “power trio” — Victor no baixo e vocal, Adriano na bateria e Carlos na guitarra, o grupo iniciou com covers de classic rock.
Os ensaios aconteceram semanalmente no estúdio de Adriano, até que o guitarrista César Daudt, amigo de longa data de Carlos, retornou a Rio Pardo. César, conhecido por sua experiência com rock clássico e projetos musicais, foi convidado a integrar o grupo. Sua entrada acrescentou uma nova dimensão à sonoridade da Lithios, consolidando o estilo da banda e permitindo um repertório que mescla covers e canções próprias.
Desde então, a Lithios tem se apresentado em diversos eventos na região e conquistado seu espaço na cena musical. Com o objetivo de expandir para além de Rio Pardo, a banda planeja levar seu som para outras cidades e regiões. Agora, com a oportunidade de gravar um videoclipe, a Lithios está pronta para dar mais um passo importante, lançando uma música autoral que promete representar a essência da banda.
Quem forma a Lithios
Victor Miguel Schweig
Músico residente em Rio Pardo desde 2014, Victor é estudante de Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e baixista da banda Lithios. Ele também integra a banda Somos Rita, um cover de Rita Lee em Porto Alegre. Com uma trajetória ampla, Victor já fez parte do Grupo Zelador Ataíde, dividindo o palco com músicos renomados, como Iair Grinschpun e Marcus Vinicius, além de Hernán Gonzalez, guitarrista da banda Vera Loca. Também tocou nas bandas Sargento Tainha (2015-2020) e Orby (2016-2021), com músicos locais como Adriano Santos e Carlos Meyer. Ao longo dos anos, Victor atuou como músico de estúdio em gravações independentes e participou de eventos relevantes, como o aniversário de Rio Pardo e o Encontro de Carros Antigos de 2023, além de diversas apresentações em bares e pubs na região de Santa Cruz do Sul.
Carlos Meyer Pereira
Guitarrista com 20 anos de experiência, Carlos já integrou diversas bandas, incluindo Stonia (2015-2017), Supernes (2011-2016), e Lobos da Estepe (2006-2007). Atualmente, é guitarrista da banda Lithios e da banda Lifer. Com uma trajetória marcada por tributos e shows, Carlos se destaca pela versatilidade em influências musicais, transitando entre covers e composições autorais.
César Garcia Daudt
Guitarrista, tecladista e vocalista, César traz uma experiência rica com rock dos anos 60 e 70. Atualmente, ele integra a Lithios e o projeto instrumental Rastro, além de participar em gravações de estúdio. Sua formação musical começou em bandas marciais escolares, e ele passou a estudar piano, violão e guitarra ao longo dos anos. Desde 2021, César também atua em composição e produção musical, com cinco músicas do projeto Rastro lançadas nas plataformas digitais. Entre seus principais tributos estão Beatles, Pink Floyd e Os Mutantes.
Adriano dos Santos
Com 36 anos de experiência, Adriano é baterista e já tocou em bandas como Áspide, Sargento Tainha e Ferrovia Rock. Atualmente, integra a Lithios, onde realiza shows principalmente na região do Vale do Rio Pardo. Adriano traz sua paixão pelos clássicos do rock nacional e internacional, agregando à banda uma vasta experiência musical.
Notícias relacionadas
Festival da Bolacha de Natal leva esperança ao comércio de Sinimbu
Evento foi lançado na noite desta terça-feira
Integração, lazer e valorização marcam o encerramento do Mês do Idoso em Venâncio
“Encontrão: Celebrando a Longevidade e a Vida” reuniu participantes de diversas entidades e localidades
Planeta Atlântida anuncia line-up para edição de 2025
Nomes como Anitta, Natiruts, Matuê, Ana Castela e Luísa Sonza estarão no festival
Herveiras, Barros Cassal e Tio Hugo divulgam dança gaúcha em festival na Argentina
Entidades tradicionalistas abrilhantaram Festival Internacional La Falda Danza 2024, entre 6 e 10 de novembro