Antes dele, Airton Artus havia alcançado o feito em 2012
Jarbas da Rosa (PDT), além de conquistar a vitória na eleição do último domingo (6), também alcançou um fato histórico em Venâncio Aires. Ele foi o segundo prefeito a conseguir a reeleição.
O primeiro foi Airton Artus (PDT), em 2012. Atualmente deputado estadual, Artus foi vereador, secretário e vice-prefeito da Capital do Chimarrão. O político se elegeu a primeira vez em 2008. Em ambas as vezes, teve como vice-prefeito Giovane Wickert – em 2008 no PT e na eleição seguinte já no PSB.
Neste período, Jarbas da Rosa foi o vereador mais votado em 2012. Em 2016 ele concorreu à majoritária, mas foi derrotado por Giovane Wickert (PSB) por 254 votos.
Quatro anos depois, em 2020, em meio à pandemia de Covid-19, os dois voltaram a se enfrentar e, desta vez, Rosa conseguiu a eleição. Neste ano, seguindo dobradinha com Izaura Landim (MDB), conquistou a reeleição.
Para ele, o feito mostra que a comunidade venâncio-airense abraçou seu governo, os projetos e os feitos realizados. No entanto, destaca que foram quatro anos de desafios, especialmente diante de eventos climáticos, como as enchentes de maio deste ano, e a seca de 2022. “Mas seguiremos trabalhando em prol da comunidade, dos nossos moradores, da nossa Venâncio Aires”, reforça.
Leia também
Na avaliação de Airton Artus, apesar do feito importante, a cobrança da população se tornará maior a partir de agora. “Porque quando tu te elege a primeira vez, há uma expectativa de um trabalho e também há uma experiência a ser realizada e concretizada. No segundo mandato, a população já tem no seu inconsciente o pensamento de que o prefeito já passou por várias fases, já enfrentou diversas situações, então ele tem que estar mais preparado, ele tem que ter mais respostas às cobranças de algumas situações”, analisa.
Para o deputado estadual, a reeleição de Jarbas da Rosa contou com três fatores importantes. O primeiro deles foi a equipe técnica que atuou no governo nos últimos quatro anos. O segundo é a formação do grupo que auxiliou no período da campanha, além dos candidatos ao Legislativo. “Foram candidatos competitivos. Além disso, a chapa dele e da Izaura também inspirava a confiança da população”, pontua.
E, por fim, o terceiro fator, na avaliação de Airton Artus, é o desempenho pessoal do agora prefeito reeleito. “Eu sempre tenho dito que o Jarbas é um cara bom de voto, e isso pesou no momento decisivo da eleição. Então, esses três fatores conduziram ele a um segundo mandato, e todos nós temos a esperança de que ele faça um bom trabalho, unindo a comunidade, aproveitando até ideias dos adversários, mas, especialmente, governando para todos”, salienta.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão