Antes dele, Airton Artus havia alcançado o feito em 2012
Jarbas da Rosa (PDT), além de conquistar a vitória na eleição do último domingo (6), também alcançou um fato histórico em Venâncio Aires. Ele foi o segundo prefeito a conseguir a reeleição.
O primeiro foi Airton Artus (PDT), em 2012. Atualmente deputado estadual, Artus foi vereador, secretário e vice-prefeito da Capital do Chimarrão. O político se elegeu a primeira vez em 2008. Em ambas as vezes, teve como vice-prefeito Giovane Wickert – em 2008 no PT e na eleição seguinte já no PSB.
Neste período, Jarbas da Rosa foi o vereador mais votado em 2012. Em 2016 ele concorreu à majoritária, mas foi derrotado por Giovane Wickert (PSB) por 254 votos.
Quatro anos depois, em 2020, em meio à pandemia de Covid-19, os dois voltaram a se enfrentar e, desta vez, Rosa conseguiu a eleição. Neste ano, seguindo dobradinha com Izaura Landim (MDB), conquistou a reeleição.
Para ele, o feito mostra que a comunidade venâncio-airense abraçou seu governo, os projetos e os feitos realizados. No entanto, destaca que foram quatro anos de desafios, especialmente diante de eventos climáticos, como as enchentes de maio deste ano, e a seca de 2022. “Mas seguiremos trabalhando em prol da comunidade, dos nossos moradores, da nossa Venâncio Aires”, reforça.
Leia também
Na avaliação de Airton Artus, apesar do feito importante, a cobrança da população se tornará maior a partir de agora. “Porque quando tu te elege a primeira vez, há uma expectativa de um trabalho e também há uma experiência a ser realizada e concretizada. No segundo mandato, a população já tem no seu inconsciente o pensamento de que o prefeito já passou por várias fases, já enfrentou diversas situações, então ele tem que estar mais preparado, ele tem que ter mais respostas às cobranças de algumas situações”, analisa.
Para o deputado estadual, a reeleição de Jarbas da Rosa contou com três fatores importantes. O primeiro deles foi a equipe técnica que atuou no governo nos últimos quatro anos. O segundo é a formação do grupo que auxiliou no período da campanha, além dos candidatos ao Legislativo. “Foram candidatos competitivos. Além disso, a chapa dele e da Izaura também inspirava a confiança da população”, pontua.
E, por fim, o terceiro fator, na avaliação de Airton Artus, é o desempenho pessoal do agora prefeito reeleito. “Eu sempre tenho dito que o Jarbas é um cara bom de voto, e isso pesou no momento decisivo da eleição. Então, esses três fatores conduziram ele a um segundo mandato, e todos nós temos a esperança de que ele faça um bom trabalho, unindo a comunidade, aproveitando até ideias dos adversários, mas, especialmente, governando para todos”, salienta.
Notícias relacionadas
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD
Governo conclui etapa japonesa da missão à Ásia com foco em desenvolvimento sustentável e negócios
A comitiva visitou centros de excelência em gestão de desastres e inovação e se reuniu com empresas
Indiciado, Bolsonaro diz que Moraes “faz tudo o que não diz a lei”
PF indiciou 37 pessoas por tentativa de golpe de estado
UPA e pediatria 24 horas em Rio Pardo podem avançar no ano que vem
Prefeito reeleito, Rógerio Monteiro, apresentou as principais metas para a sua próxima gestão