Cultura e Entretenimento

Aberta oficialmente a 39ª Oktoberfest de Santa Cruz

Publicado em: 10 de outubro de 2024 às 20:31 Atualizado em: 10 de outubro de 2024 às 20:49
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Emily Lara/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    A solenidade ocorreu na noite desta quinta-feira, no Pavilhão Central do Parque

    Foi aberta oficialmente, na noite desta quinta-feira (10), a 39ª Oktoberfest e Feirasul de Santa Cruz do Sul. O ato solene ocorreu no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest e reuniu diversas autoridades de todo o estado do Rio Grande do Sul.

    Para o presidente da festa, Luciano Menezes, a Oktoberfest é um grande evento no cenário cultural nacional. A organização, segundo ele, focou em manter o viés cultural da Festa da Alegria. “Nós investimos muito pesado em cultura, porque nós nos orgulhamos sim de sermos a festa cultural germânica maior do país. […] Nós trabalhamos bastante para entregar muito”, disse.

    O vice-governador do estado, Gabriel Souza, participou do evento e destacou a grandeza da Festa da Alegria. “Se não a maior do Brasil é a melhor do Brasil e que, por isso mesmo, é um orgulho para todos os gaúchos e gaúchas”. O representante político relembrou também sua passada por Santa Cruz durante as enchentes, onde construiu uma base para acompanhar de perto o trabalho em consequência da tragédia climática. “Foram ondas de solidariedade, jamais esquecerei da solidariedade, carinho e apoio do povo de Santa Cruz do Sul e dessa região do estado”, concluiu.

    A vice-presidente da festa, Daniela Laner, afirmou que a programação promete reunir atrações e atividades para todos os gostos. Serão mais de 30 grupos de dança, 40 bandas, Olimpíadas Rurais, Encontro de Corais, Encontro de Sociedades, além de uma vasta gastronomia. “A nossa programação, como um todo, vem recheada de muita cultura, ainda mais nesses 200 anos que comemoramos a imigração alemã. E o tema da nossa festa, que é celebrar a cultura, a imigração, não poderia ser diferente. Então, nós estaremos com uma programação cultural bem extensa”, destacou.

    O presidente da Assemp, Ricardo Bartz, destacou o impacto econômico que a Festa da Alegria proporciona para o município. “É visível, quando se caminha no Centro da cidade, perceber operações do comércio de varejo com vitrines decoradas e funcionários tipicamente trajados para poder receber os visitantes e, de alguma forma, produzir também para dentro das suas operações algum incremento de renda em termos de faturamento”, colocou.

    Neste ano, a Festa da Alegria ocorre de 10 a 13, 17 a 20 e 24 a 27 de outubro, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.