Reunião ordinária ocorre a partir das 16h no Plenário
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realiza sessão ordinária segunda-feira (11), véspera de feriado, quando começa a debater 12 novos projetos. A sessão ocorre a partir das 16h, mas antes ocorrem duas atividades. A Comissão de Finanças e Orçamento realizará uma audiência pública, com início às 14h30min, para discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022. Ainda, após a audiência pública e antes da reunião ordinária, será feita a entrega de viatura para a segurança pública, cujo ato terá início às 15h30min, no plenário da Câmara.
Entre os projetos que foram protocolados na pauta está o projeto de autoria do vereador Francisco Carlos Smidt, que denomina faixa de ciclistas de Ciclofaixa Paulo Lopes. O Executivo apresentou projeto de lei que prevê abertura de créditos especiais no valor de R$ 27.733,43 para custear despesas da Secretaria de Saúde; a alteração da Lei nº 7.453/2015 que cria o Conselho Municipal de Esporte e Lazer (COMEL) e o Fundo Municipal para Desenvolvimento do Esporte e Lazer (FUMDEL).
Também ingressou o projeto que prevê a cedência do uso de imóvel ao Rotary Club Santa Cruz do Sul Cidade Alta; a desafetação e alienação do imóvel localizado em Linha Vitorino Monteiro; a efetuação da contratação de um médico de saúde, três serventes; a abertura de crédito suplementar no montante de R$ 2.302.079,58 para custear despesas de Secretarias Municipais; a contratação de um técnico em enfermagem; a alteração da Lei nº 2141/1988 que transferiu por doação uma área ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul.
O vereador Professor Cleber (DEM) protocolou projeto para a concessão de título de Cidadão Santa-cruzense ao Pastor Osvaldo Rodrigues. Já Francisco Carlos Smidt propõe a concessão do título de Cidadão Santa-cruzense ao Coronel Fernando Barcelos da Rosa.
Informações
O vereador Professor Cleber (DEM) requer informações do Hospital Santa Cruz sobre o local de espera aos que acompanham pessoas atendidas no Pronto Atendimento (PA). A vereadora Nicole Weber (PTB) requer a previsão do asfaltamento da Travessa Valério Rodrigues dos Santos. Francisco Carlos Smidt (PSDB) requer informações sobre a destinação de Agente de Saúde ao Bairro Bonfim. Alberto Heck (PT) requer informações sobre as vagas de estacionamento para veículos.
O vereador Raul Fritsch (Republicanos) requer a instalação de lixeiras, dispenser e banheiro químico no Lago Dourado, a colocação de caixa de coleta de sugestões junto ao Centro Materno Infantil (CEMAI), o conserto na calçada da Rua Irmão Emílio.
Luizinho Ruas indica a criação do programa “Cidade Limpa” e do programa “Terra para Todos”. Nicole Weber indica a notificação dos proprietários das calçadas da Av. Deputado Euclydes N. Kliemann, a colocação de redutor de velocidade na Avenida João Pessoa.
Francisco Carlos Smidt requer o rebaixamento de boca de lobo na Rua Dona Leopoldina. O professor Cleber indica ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) a implantação de ciclovia na ERS-409. Bruno Faller (PDT) indica a manutenção na estrada da Capela dos Cunha. Leonel Garibaldi (Novo) requer a troca de lâmpadas em sete ruas, a equiparação do padrão dos cargos de Técnico em Enfermagem.
Sergio Moraes (PTB) requer a desobstrução e revisão na canalização da Rua João Kirst, a alteração na sinalização da Rua Abrelino Pedroso, a execução de melhorias na Praça Santa Vitória, a manutenção no asfalto próximo à empresa GAM – Centro de Distribuição e do Complexo TAP´S, o cercamento da praça da Rua Gastão Baumhardt, a realização de melhorias no Corredor Lopes Dias, a pavimentação da Rua Professor Walter Carlos Kahmann, a substituição de lâmpadas na Rua Júlio de Castilhos, a manutenção na pavimentação da Rua Lisboa.
Jair Eich (Progressistas) indica o asfaltamento da estrada de Linha Travessa. Gerson Trevisan (PSDB) requer o patrolamento e encascalhamento do acesso a Vila Panke, a realização de melhorias em praça do Bairro Universitário, a revitalização da praça Raio do Sol, a colocação de semáforo na esquina da Rua Ernesto Alves com a Rua Fernando Abott, a revitalização do viaduto da Av. Paul Harris, a conclusão da cobertura do Arroio Jucuri, a implantação de faixa de travessia na Rua Augusto Spengler, a retificação na pavimentação da Rua Adalberto Wilke.
Alberto Heck (PT) indica a execução de melhorias na Rua Gravataí, na sinalização da Rodovia Hainsi Gralow. Rodrigo Rabusle indica à Secretaria de Logística e Transportes do Estado e à Sacyr Concessões e Participações do Brasil Ltda e revitalização da pintura e sinalização da RSC-287, a implantação de rótulas, passarelas e acessos em Linha Pinheiral .
Também requer o restabelecimento do transporte coletivo aos sábados e domingos em Linha Santa Cruz. Indica ao Poder Executivo e à RGE a instalação de novos pontos de energia elétrica na Travessa Stoelben, a manutenção na iluminação da Avenida Léo Kraether; à Corsan a disponibilização de local adequado para atendimento no prédio da Corsan; indica ao Poder Executivo e ao Daer a colocação de mureta e melhoria na sinalização da ERS-418. Rabuske requer ainda a manutenção na pavimentação da Rua Princesa Isabel, melhorias no passeio público da Rua João Werlang, a recuperação e revitalização da ponte sobre o Arroio Castelhano. Jéferson Redondo (Republicanos) requer a colocação de sinalização “Pare” na Rua Vereador Cláudio Grehs.
Notícias relacionadas
No Japão, governador discute com a Toyota ampliação da atuação da empresa no RS
Na sequência, a comitiva gaúcha foi recebida na Embaixada do Brasil em Tóquio
Vice-prefeito afastado devido à Operação Controle retorna às atividades na Prefeitura de Santa Cruz
Elstor Desbessel estava afastado de suas funções desde 14 de novembro de 2023
OMS convoca G20 para apoiar luta contra câncer do colo do útero
Diretor-geral pediu apoio para o acesso a vacinas contra o HPV
Lula diz esperar que cúpula do G20 seja marcada pela coragem de agir
Presidente destacou que a fome é produto de decisões políticas