Visita institucional do presidente, Luiz Carlos Bohn, foi acompanhada pelo Sindilojas Vale do Taquari, Sirecom Lajeado, Sesc e Senac
O Sindicabes dos Vales, o Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros e Institutos de Beleza dos Vales do Taquari e Rio Pardo (Sindicabes dos Vales) sediou, na última segunda-feira (9), uma visita institucional da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) à região. O encontro, que ocorre de forma sistemática aos sindicatos associados contou ainda com a presença da representação do Sindicato dos Representantes Comerciais de Lajeado (Sirecom), Sindicato do Comércio Varejista de Lajeado (Sindilojas Vale do Taquari), Sesc e Senac Lajeado.
Conforme o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, os prejuízos materiais ao Rio Grande do Sul ultrapassaram a marca de R$ 37 bilhões, considerando comércio, indústria, patrimônio das famílias e bens públicos. “Estamos visitando todas as regiões para avaliar a questão da enchente e os reflexos dela no varejo. Percebemos que nosso setor tem uma capacidade muito grande de se reerguer, mas são perdas significativas de capital ou até mesmo de capacidade de investimento”, justifica.
Bohn diz que uma das primeiras medidas adotadas pela Federação foi o pedido de isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), sobre o estorno de mercadorias perdidas com as enchentes. “Esta medida foi prontamente atendida pelo governo do Estado, evitando assim um prejuízo ainda maior para quem perdeu estoques e mercadorias que precisaram ser devolvidas. Já com o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), não tivemos a mesma atenção”, comenta.
O presidente da Fecomércio-RS ouviu com atenção as dificuldades da região, especialmente na área de serviços e no setor da beleza – profissionais representados pelo Sindicabes dos Vales. Segundo a presidente do Sindicabes, Ana Lídia Jantsch, muitos profissionais foram atingidos de forma direta ou indireta por meio das dificuldades causadas pelos eventos climáticos de maio. “Estamos ainda nos reerguendo, foi uma situação totalmente imprevisível e muito fora daquilo que se podia imaginar. Mas com muita força e profissionalismo, estamos superando estas dificuldades”, avalia a presidente. A diretora de finanças e patrimônio, Andrea dos Santos Bruch, acompanhou a presidente durante a visita.
Participaram do encontro também os presidentes do Sirecom Lajeado, Valdir Appelt, que recebeu das mãos do presidente da Fecomércio-RS o troféu bronze, pela comemoração dos 55 anos da entidade, ocorrida no último mês de março. Giraldo Sandri, presidente do Sindilojas Vale do Rio Taquari, a diretora do Sesc Lajeado, Betina Durayski e a diretora do Senac Lajeado, Etiene Azambuja. “O programa ‘tri-juntos’, Sesc, Senac e Sindilojas ajudou muito nesta reestruturação e volta das atividades. Estamos com a nossa academia de ginástica já em funcionamento e o Sesquinho encaminhado para voltar atender as famílias, junto ao Senac”, conta a gerente do Sesc.
A comitiva da Fecomércio-RS segue para Santa Cruz do Sul, onde ocorre nesta terça-feira (10), o evento “Giro Pelo Rio Grande”, programado pela federação, com o objetivo de trazer a Região dos Vales discussões sobre política e economia, considerando o período pré-eleitoral e a recuperação das enchentes do Rio Grande do Sul. A região estará presente ao evento, com a participação de lideranças dos sindicatos e serviços vinculados à Fecomércio-RS.
Notícias relacionadas
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília
Apae de Candelária inaugura salas de atendimento para autistas
Por meio do Programa TEAcolhe, município será referência para cidades vizinhas
Movimento de Cursilhos de Cristandade deve reunir 800 pessoas em Lajeado neste sábado
Utreia Festiva Diocesana, evento de fé e celebração da amizade, ocorre a partir das 19h
Sine Vera Cruz está com oportunidades de emprego disponíveis
Os interessados devem ir até o espaço, que fica localizado na Rua Ipiranga