Cultura e Entretenimento

Evento une tradicionalismo e inclusão de pessoas com deficiência em Santa Cruz

Publicado em: 10 de setembro de 2024 às 13:37 Atualizado em: 10 de setembro de 2024 às 13:43
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Paola Severo
  • Imagem ilustrativa | Foto; Emily Lara/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    De Mãos Dadas com a Inclusão ocorre nesta sexta-feira, no Parque da Oktoberfest

    Com o objetivo de unir o amor pela tradição e a inclusão de pessoas com deficiência, o evento “De Mãos Dadas com a Inclusão” será realizado em 13 de setembro em Santa Cruz do Sul. Organizada pela Cavalgada das Anitas, CTG Laço Velho e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a iniciativa ocorrerá no Parque da Oktoberfest.

    Em entrevista ao Grupo Arauto, a patroa da Cavalgada das Anitas, Samara Dorfey, destacou que a ação terá a participação de 225 crianças da Apae, que poderão desfrutar de diversas atividades que aproximam os pequenos da cultura gaúcha. A programação contará com lanche, almoço, interação com cavalos e passeio de charrete. “Eles vão poder andar a cavalo, terão três charretes a disposição para eles andarem. Enquanto uns andam, será feita outra brincadeira com os demais, também envolvendo algo ligado ao tradicionalismo e ao cavalo”, explicou.

    Samara também mencionou que, durante a tarde, haverá uma apresentação dos alunos da Apae, que promete ser marcante. “É uma apresentação linda e emocionante, que ano passado fez a gente chorar. Mexe com a emoção e é bonito de ver essa força, não só da tradição, mas desse momento inclusivo na vida dessas crianças. A gente tem que ter esse olhar mais inclusivo em relação a essas pessoas”, expressou Samara.

    A presidente da Apae, Maribel Dockhorn, ressaltou a importância do evento para a inclusão e felicidade dos alunos, que aguardam ansiosos para participar. “É um dia muito esperado. […] Para nós é emocionante fazer essa parceria, trazendo isso para dentro da Apae. Eu sempre digo que é a inclusão social e a vivência que eles vão ter para a vida deles. É importante e vai ser lindo”, revelou.

    O evento ocorrerá durante a Ronda da Chama Crioula do CTG Laço Velho, em parceria com os Cavaleiros da Integração. Na ocasião, será celebrado o 43º aniversário da entidade tradicionalista. O encerramento será marcado por um jantar baile no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest, animado pelo grupo Fogo de Chão, com um cardápio de costelão. Os ingressos para o jantar estão sendo vendidos por R$ 55.

    Ouça a entrevista completa: