Arauto Saúde

Arauto Saúde

Arauto Saúde: Agosto Laranja

Publicado em: 10 de agosto de 2023 às 17:57 Atualizado em: 17 de maio de 2024 às 17:02
Foto: Pixabay
compartilhe essa matéria

Campanha Agosto Laranja traz atividades para promover a inclusão de pessoas com deficiência

A convidada desta semana é Adriele Vargas, advogada que atua na secretaria de Desenvolvimento Social de Santa Cruz do Sul, onde coordena o departamento de Inclusão Social e a campanha Agosto Laranja, com atividades para promover a inclusão de pessoas com deficiência

Sei que o projeto começou na região de Santa Cruz e hoje vocês estão sendo convidados para palestrar em outros municípios. O que é este projeto?

É com muita satisfação que estou aqui falando do departamento de inclusão de pessoas com deficiência, criado pela prefeita Helena Hermany no ano passado, e que neste ano inicia suas atividades coordenando o Agosto Laranja, que é o mês dedicado à atenção às pessoas com deficiências. A nossa visibilidade, o trabalho, os projetos estão tendo maior expansão e visibilidade, o que oportuniza convites para palestrarmos, levarmos nossas experiências, inclusive projetos para outros municípios. 

A gente pode perceber que vocês tiveram um resultado imediato, ou seja, a condução, a fórmula adotada para a divulgação, para planejar e incluir, de fato está dando certo.

Sim, o mês de agosto é dedicado à pessoa com deficiência, então ele traz essa visibilidade maior através de mais projetos, mais ações, mas em Santa Cruz do Sul, todo dia é dia da pessoa com deficiência no departamento que fica vinculado junto à Secretaria de Desenvolvimento Social.

Temos várias atividades com datas específicas para lembrar a prevenção de algumas doenças. O que os levou a criar esta campanha?

É importante lembrar que a deficiência não é uma doença, ela não tem cura. As pessoas muitas vezes confundem falando a pessoa portadora, a pessoa com uma doença, e não é uma doença, é uma condição imposta a um indivíduo. Não precisamos identificá-la como CID, mas trazer aquele olhar de que eles também têm condições e competências para desenvolver trabalhos e estarem incluídos na sociedade.