Covid 19

Governo divulga bandeiras vigentes nesta semana

Publicado em: 10 de agosto de 2020 às 17:13 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 14:46
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação/Governo do Estado RS
    compartilhe essa matéria

    Região de Santa Cruz ficou na bandeira laranja pela segunda semana seguida

    O governo do Rio Grande do Sul divulgou na tarde desta segunda-feira (10) as bandeiras do modelo de Distanciamento Controlado vigentes para esta semana. As atuais cores seguem até a próxima segunda-feira (17), porém, na sexta-feita (14) o Governo deve divulgar o novo mapa prévio. Espera-se ainda para esta semana a publicação do decreto sobre a cogestão do mapa com as Associações de municípios gaúchos. A região de Santa Cruz do Sul não recorreu da decisão por já ter ficado na bandeira laranja, no Distanciamento Controlado, pela segunda semana seguida.

    Ao todo, são nove as regiões em bandeira vermelha no mapa definitivo da 14ª rodada do modelo. A divulgação foi feita pelo governador Eduardo Leite em transmissão pelas redes sociais nesta segunda.

    O mapa preliminar classificou 12 regiões como de alto risco epidemiológico. Depois de análise dos 25 pedidos de reconsideração enviados por municípios e associações regionais, o Gabinete de Crise acatou o recurso de três regiões, resultando em 12 regiões com bandeira laranja. “Analisamos uma série de indicadores, como internações, óbitos, proporção de leitos livres por ocupados, ou seja, vários dados que nos ajudam a entender o nível de risco do avanço da velocidade da doença em cada uma das regiões do Estado e também o risco de colapso do sistema hospitalar. O final do mês de junho e o mês de julho seguramente foram os períodos mais difíceis, com velocidade de internações muito alta, mas temos expectativa de que, com a colaboração da população, possamos ver uma redução”, disse o governador.

    O governo do Estado aceitou a reconsideração de Bagé, cujo pedido foi encaminhado pelo município para toda a região, e das associações regionais de Guaíba e Uruguaiana.

    O Gabinete de Crise indeferiu os recursos apresentados pelas regiões de Passo Fundo, Palmeira das Missões, Erechim, Capão da Canoa, Taquara, Canoas e Pelotas, que permanecem em bandeira vermelha, por terem apresentado alto nível de ocupação dos leitos e de propagação do vírus.

    Os sete se somam a Novo Hamburgo e Porto Alegre, que já estavam em vermelho, e seus representantes não apresentaram pedido de reconsideração. "O modelo de Distanciamento Controlado serve para que possamos estabelecer as restrições na região, na proporção e no momento em que forem adequados, e serviu de inspiração para outros Estados, que adotaram a mesma política para regionalizar e definir as restrições de acordo com os riscos", relembrou.

    Confira o transmissão na íntegra: